Notícia: Mudança de idade já aumentou o número de solicitações

Vai ser necessário abrir novos campos…

Nas duas semanas depois do anúncio na conferência Geral que diminuiu a idade mínima para o trabalho missionário o número de solicitações recebidas pela igreja aumentou em 471%, de 700 a 4.000 solicitações semanais. E, enquanto mulheres faziam 14% dos missionários de tempo integral, mais de 50% das solicitações recebidas são de jovens mulheres.

Já um análise independente vê um aumento no número de missionários de 15.000 a 20.000 dentro de um ano, e, com isso, um aumento no número de missões de até 80! Em total, o número de missionários poderá chegar a 75.000 a 80.000 nos próximos dois anos, dos 58.000 servindo no momento. A análise também prevê um aumento no número de conversos durante cada ano até mais de 400.000 (com 80.000 missionários servindo).

Não sei se esse aumento vai acontecer mesmo assim, mas creio que vamos ter um aumento muito grande. E o aumento vai causar muitas mudanças, até mesmo no Brasil. Como os missionários homens já sirvam aos 18 anos no Brasil, o aumento principal entre os jovens será entre as mulheres que agora vão servir. Mas ainda maior será o aumento no número de missionários estrangeiros no Brasil — com tantos missionários dos EUA entrando na missão, as missões no Brasil terão mais missionários. [A missão média no momento tem por volta de 165 missionários.] E porque os brasileiros já sirvam aos 18 anos, o aumento vai ser composta de estrangeiros–em geral dos EUA.

Por causa desse aumento em missionários, terão que abrir mais áreas e mais cidades. Alas e ramos que costumam ter dois missionários possam ter quatro ou mais. E o número de missões no Brasil, que já tem mais missões que qualquer outro país (fora dos EUA), poderá aumentar também.

Muita parte desse aumento não vai ser permanente. O aumento vai ser composta em parte de pessoas que decidiram servir mais cedo — iam servir no futuro, portanto é somente uma mudança do futuro para agora. Mas a outra parte seria pessoas que não teriam prestado serviço — porque casariam antes da missão, ou porque emprego, serviço militar ou outros cuidados da vida iam interferir. Esse aumento, em geral, será feito por mulheres.

O problema que a Igreja vai enfrentar no futuro é depois da mudança, quando quem vai servir mais cedo já entrou no serviço e os jovens já se acostumaram à nova idade. As missões não vão ter tantos missionários, e não sabemos quantos missionários será o normal. Poderá haver até uma queda no número de missionários daqui dois ou três anos.

Eu acho que a Igreja e os líderes locais devem planejar muito bom como desfrutar desse aumento no número de missionários, pois, enquanto parte do aumento vai ser permanente, outra parte vai desaparecer em dois anos.

Que pensam? Há outros efeitos dessa mudança de política? Como é que a vida mórmon no Brasil vai mudar por causa desse anúncio?

13 comentários sobre “Notícia: Mudança de idade já aumentou o número de solicitações

  1. Eu acho que vou logo planejando aqui em meu ap. Vou comprar mais uma geladeira e enchê-las de lanches para que eu possa oferecer aos irmãos missionários. Gosto de recebê-los muito bem em suas visitas de tentativas de me remormonizar.

    Meu gosto está nas trocas de experiencias e lições bíblicas. Teve até um missionário que gostou do que eu disse acerca de como eu vejo a verdade bíblica. Eu também aprendo algumas coisas e, desta forma, nossos encontros são proveitosos.

    Apóstolo TDS

    • Que interessante Waldey… Pra ser honesto, dos milhares de Testemunhas de Jeová que já conheci e conheço, nenhum deles se igualam a sua postura, conhecimento e mente aberta… nas verdade, todos estes que tenho em mente estão demasiadamente distantes deste perfil! Meus sinceros parabéns!!! O carinho e respeito que tenho por sua religião, aumentaram depois que o conheci, mesmo que virtualmente.

      abs

      • David, você conhece “milhares” de Testemunhas de Jeová?

        “O carinho e respeito que tenho por sua religião, aumentaram depois que o conheci, mesmo que virtualmente.”

        Pra quem ainda não entendeu, esse é UM dos objetivos do Vozes Mórmons! Parabéns David, parabéns Waldey.

      • Obrigado, irmão Jun.

        Tenhamos cuidado com os homens que nos querem manter ‘separados’.

        Eu já derrubei o Balaão de minhas costas e, qual ‘jumento’ do drama profético, limpei minha garupa para o Senhor – e só ele – ‘montar’.

        Sou o

        Apóstolo TDS

      • Conheço muitos Marcello… Na verdade, eu mesmo, na infância, estudei muitos meses com uma família TJ de grande estima….

        É uma religião que tenho grande respeito, infelizmente nem todos tem a postura que vi o Waldey ter, mas não diminui o apreço que tenho pelos membros desta religião, que são determinados e dedicados, estudam e se esforçam por fazer o melhor naquilo que acreditam ser o certo.

      • Irmão David, os responsáveis por ‘fechar as mentes – e corações também – de todos os crentes, uns contra os outros, é a existência de homens nos comandando. Eles, não raro, agem quais ‘amos da fé’ dos demais, sobre tudo daqueles que eles classificam de ‘leigos’, que são os comandados.

        O “espírito dos Deuses santos” me separou para uma missão muito nobre, que é o de aproximar a todos os servos dos Deuses santos, independentemente de em qual religião esteja estes, para que seja feito algo inédito: a junção dos crentes ‘num só’, como é da vontade Deles. Jesus disse: ‘Eu e meu Pai [um dos Deuses santos] somos um só, e quero que todos vocês [os discípulos] também sejam um só’ – veja João 17:21.

        Entretanto, como é que ‘todos nós seremos um só rebanho’ se os líderes que nos governam desejam o contrário? Não é verdade que os cristãos – o rebanho dos Deuses – sempre viveu sob ‘homens que os têm dominado, para o prejuízo de todos’? Certamente!

        Será que os Deuses estiveram contentes todo este tempo (dois mil anos), em que seus discípulos vivem evitando uns aos outros e se ‘odiando’? Não seria essa a razão de o Senhor ter perguntado, como que duvidando: ‘quando eu voltar, acharei fé no mundo?’ Será que, se continuarmos a nos evitar do jeito que sempre veio sendo feito, seremos aprovados por Eles, quando eles chegarem? Eu duvido muito.

        Assim, não nos resta outra saída a não ser ‘derrubar os homens que agem quais balaões, um profeta louco que, de acordo com um drama que só hoje o espírito fez-se saber o desfecho, eles ‘montam’ nos lombos dos crentes, tratando-os como seus ‘jumentos’ particulares.* É hora de nós ‘jumentos’ falarmos, exercermos nossos direitos legais de cristãos verdadeiros, seguidores do Cristo e não de homens. Nós, Testemunhas de Jeová, a muito temos sofrido às mãos de um Corpo de Governantes, que nos impede de sermos cristãos verdadeiros, por isso os demais, como o irmão bem observou, são ‘mentes fechadas’. Na verdade estão cegados pelo medo do tipo balaônico. Assim, não os tenha como maldosos. Maldosos são os nossos governantes.

        Vocês também têm um Corpo de Governantes, que agem quais amos da fé de todos, impedindo-os de ‘ser um só rebanho’? Cuidado com eles, irmãos!

        Obrigado pelo carinho

        Apóstolo TDS

        __________
        * Veja as páginas 19-24 de A Continela de junho de 2012 (ct6P)

  2. Kent… Acho que este aumento é uma benção a quem sairão em serviço, voltando mais jovem e dando continuidade a seu desenvolvimento profissional e familiar, bem como as nações que sentirão com mais intensidade nossos bons valores, o que ajudará a Igreja a ser mais ainda conhecida, somado a outros muitos fatores (ex: política) que a tem colocado em foco.

    Estive em um treinamento com os líderes de Bispados de todas as unidades do Grande ABC Paulista neste domingo passado, onde a Presidência da Missão local sugeriu a imensa probabilidade de se criar uma missão somente para o ABC Paulista.
    Obs. Uma conversa particular a alguns meses atrás com um membro da Presidência da Área, questionei-o saudávelmente o porque nossa região não é elegível a um Templo, visto que somamos 10 fortes estacas ao unirmo-nos à Baixada Santista, ele disse que é sim uma área elegível e que a comissão de construção de templos já tem visitado e está analisando, bem como os outros dois lugares que igualmente citei: Brasília e Rio de Janeiro.

    Minha precupação especial não se refere a este montante, mas com o desafio financeiro que isto acarreta, ou seja, embora o Brasil seja a segunda nação de membros no mundo, ainda não somos autossucientes tanto no quesito templos quanto no quesito manutenção de missionários, as famílias e as unidades que deveriam manter seu missionário, estão bem aquém de custear uma missão, e esta demanda de missionários deverá complicar ainda mais o quadro, aumentando a dívida das unidades (alas e estacas) com os missionários que enviaram e estão enviando.

    • David, tem razão. O futuro vai ser muito interessante.

      Quanto aos templos, no ano passado, o blog ldschurchgrowth publicou uma lista das maiores cidades na América Latina que não tem templo:

      1. Rio de Janeiro, Brazil – 12.6 million – 10 stakes
      2. Belo Horizonte, Brazil – 5.75 million – 5 stakes
      3. Brasília, Brazil – 4.0 million – 5 stakes
      4. Medellín, Colombia – 3.68 million – 2 stakes
      5. Salvador, Brazil – 3.68 million – 4 stakes
      6. Puebla, Mexico – 2.85 million – 8 stakes
      7. Cali, Colombia – 2.83 million – 3 stakes
      8. Belém, Brazil – 2.18 million – 5 stakes
      9. Goiânia, Brazil – 2.15 million – 2 stakes
      10. La Paz, Bolivia – 1.96 million – 7 stakes
      11. Maracaibo, Venezuela – 1.96 million – 5 stakes

      Pode ver que com 10 estacas o ABC Paulista deve sim estar na lista das áreas sob consideração. E vamos ter ainda mais templos no Brasil, com certeza.

      • Amém!

        Na verdade no ABC temos 05 estacas e na Baixada Santista outras 05 estacas, são regiões tão próximas e relativamente um tanto distantes de São Paulo… UmTemplo em nossa região (a soma das duas regiões citadas) em que a Igreja está tão forte e em evidência, seria sem dúvida, um grande marco.

        Obs. Kent… Desconhecia esta lista que citou… que interessante… vlw

      • Acho que o número da população está equivocada já viram no site do IBGE?

      • Qual número da população? Estes no tabela das cidades com mais habitantes sem um templo?

        Eu sei lá onde conseguiram esses dados. Também não sei se é a população da cidade ou da área metropolitana. Mas não sei se a diferença importa muito — o meu propósito é mostrar que há várias cidades grandes no Brasil que talvez merecem templos, e que a ABC Paulista é semelhante, portanto pode também merecer um templo.

  3. O maior número de moças servindo missão tem o potencial de dar maior qualidade à obra missionária sud, uma vez que elas não estão sujeitas às pressões sociais que os rapazes sofrem na cultura sud. Por outro lado, seus líderes serão os mesmos homens, de forma que não sei se no final das contas haverá uma mudança substancial.

    Antevejo ainda mais mudanças nas cerimônias do templo, à medida em que pessoas cada vez mais jovens recebem a investidura antes da missão.

  4. Pingback: 10 Clichês Mórmons Devem Evitar | Vozes Mórmons

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s