O Esporte Preferido de Joseph Smith

earlybaseball

“Na década de 1830, na fronteira oeste do Missouri, beisebol era o esporte favorito de Joseph Smith, fundador de uma nova seita religiosa chamada os mórmons.[1]”

Um par de anos atrás eu recebi como presente de Natal o documentário Baseball (Beisebol) do famoso diretor de filmes Ken Burns. Essa série da PBS tanto quanto qualquer coisa tem impulsionado o meu fascínio atual com o jogo e levou-me a criar o blog Mormon Baseball (Beisebol Mórmon). Logo no início da primeira parte do documentário de 10 partes (e 22 horas), o narrador faz a afirmação acima, algo que até hoje eu não ouvi de historiadores mórmons. Será que Joseph Smith jogou e amou beisebol?

Meu primeiro pensamento quando eu ouvi essa frase no documentário foi para me perguntar onde estará a prova. Se o esporte preferido de Joseph Smith realmente fosse beisebol, por que os historiadores mórmons não falavam disso? Eu não sabia, e ainda não tenho conhecimento completo sobre porque. Mas, no entanto, eu comecei a procurar por evidências, tentando descobrir a verdade.

Entre as razões possíveis para explicar a falta de conhecimento entre os historiadores o mais provável possa ser que a linguagem mudou desde os dias de Joseph Smith. Beisebol não era conhecido por esse nome, mas sim por “bola”, uma palavra que hoje é ambígua, pois quando saímos para jogar ” bola” pode significar não só beisebol, mas também futebol, futebol americano, basquete, ou vários outros jogos.[2] Por isso, quando os registros de atividades de Joseph Smith menciona “bola”, a maioria de nós hoje não pensam automaticamente em beisebol. Supondo-se que Joseph não estava jogando beisebol, historiadores mórmons se concentravam em outras atividades desportivas de Joseph Smith, especialmente lutar e cabo de guerra.

A história tradicional da origem do beisebol pode ter levado historiadores mórmons para descartar a possibilidade. Segundo a história tradicional da origem do beisebol o jogo havia sido inventado por Abner Doubleday em Cooperstown, New York, em 1839, e se espalhou para New York City, onde as primeiras regras codificadas foram registrados em 1845, um ano após a morte de Joseph Smith. Sob essa história, Joseph jogando beisebol seria praticamente impossível.

Mas sabemos agora que essa história tradicional não é verdadeira, foi uma invenção no início do século 20. Em vez disso, beisebol se desenvolveu gradualmente a partir dos jogos inglesas de bastão e bola como Cricket e Rounders. Foi jogado na América do Norte, pelo menos desde a década de 1790, e várias variantes locais se desenvolveram antes de beisebol, incluindo townball (bola da vila), que contou com um campo quadrado (em vez de na forma de um diamante como em beisebol agora) e a possibilidade de marcar um out por atingir um corredor com uma bola lançada (ai!). É provável que Joseph jogou uma das variantes do jogo.

Então, qual é a evidência em favor da afirmação de Burns no documentário de beisebol? Eu não sei o que ele e seus pesquisadores acharam, mas eu tenho encontrado várias peças de evidências.

Primeiro, há aqueles que falavam de Joseph jogando “bola”:

William Allred, em suas reminiscências de Joseph Smith publicadas em 1892 escreveu:

Eu estava com ele durante os problemas em DeWitt, Adão-ondi-Amã e em Far West. Eu disputei o jogo de bola com ele várias vezes em Nauvoo …. [3]

Edwin Holden fez uma afirmação semelhante, mas indica uma data:

Em 1838, Joseph e alguns rapazes estavam realizando vários jogos ao ar livre, inclusive um jogo de bola [4]

E seu sobrinho, e, posteriormente, presidente da Igreja, Joseph F. Smith, fez uma afirmação semelhante (ele tinha cinco anos na altura do martírio de Joseph Smith):

“Ele era um homem da mais nobre e pura natureza, evidenciada muitas vezes em momentos de simples entretenimento — jogando bola, brincando de luta com os irmãos ou divertindo-se; … [5]”

O problema com essas memórias é que elas não são suficientemente específicas para uma afirmação de que José jogou beisebol. Embora o fato de que o beisebol foi chamado de “bola” na altura indica essa possibilidade, essas declarações podem ser falados genericamente. Felizmente, há evidência melhor.

Primeiro, há a lembrança de Mosiah L. Hancock:

“Naquele verão (1841) disputei meu primeiro jogo de bola com o Profeta. Revezávamo-nos batendo na bola e correndo atrás dela e, quando o jogo terminou, o Profeta disse: ‘Irmãos, reúnam suas parelhas. Fizemos isso e fomos todos para o bosque [para recolher lenha para os pobres] [6]”

A palavra-chave na conta de Hancock é “bater” — o que certamente soa como ele poderia estar falando de bater a bola como se faz em beisebol.

Em seguida, há uma conta por Jane Freguesia Lindsay, que se lembra de seu irmão jogando bola com o profeta:

“Em volta do ano 1841 nos mudamos para a bela cidade de Nauvoo. Lá estabelecemos nossa casa não muito longe do Templo, pois meu pai e meu irmão Joel trabalharam no Templo, e Joseph Smith e Joel estavam juntos muito…

Eu vi Joseph e Joel jogando bola juntos. Os via sair para trás do celeiro e jogar bola contra a parede e agarrá-lo para a prática… [7]”

Novamente, não é muito clara do ponto de vista de hoje, mas a prática de agarrar a bola parece que eles estavam esperando agarrar a bola no ar. E já que outros jogos em que se agarra bolas no ar não haviam alcançado a América do Norte ainda, essa frase soa como algo de beisebol.

E, finalmente, Aroet Hale dá o que é talvez a mais clara descrição do Profeta jogando beisebol:

“O Profeta… frequentemente costumava sair da Mansion [House] e jogar bola conosco, os rapazes, sendo seu filho Joseph quase da minha idade. [O Profeta] Joseph sempre seguia as regras. Ele apanhava as bolas até chegar a sua vez de pegar o taco, então, sendo um homem muito forte, ele batia tão forte na bola que costumávamos gritar para o rapaz que ia apanhar a bola que levasse o seu jantar consigo. Isso costumava fazer o Profeta rir. Joseph estava sempre bem-humorado e era muito divertido. [8]”

Parece que temos o profeta jogando ou como receptor (aquele que apanha a bola lançado pela lançador) ou como defensor (aquele que apanha a bola rebatida pelo rebatedor) e rebatendo – batendo a bola muito longe, segundo esse relato. Essa combinação de ficar apanhando a bola e em seguida rebatendo para que mais alguém possa tentar apanhá-la é o ciclo do jogo de beisebol.  Se Hale não está descrevendo um jogo de beisebol ou uma de suas variantes, não sei o que está descrevendo!

Talvez céticos vão ver nisso algo diferente – não beisebol mas algum outro jogo. Admito que esta evidência foi escrita em grande parte 40 ou 50 anos após o fato. A popularidade posterior de beisebol pode ter influenciado as recordações daqueles aqui. Podemos também duvidar das recordações daqueles que tinham 5 anos de idade durante os eventos descritos. Talvez haja algo mais que eu não conheço, outras referências que são mais claras e recordadas mais perto dos eventos. Vou continuar a busca para saber mais.

Então, por isso podemos dizer que o esporte preferido de Joseph Smith foi mesmo “bola”? É claro que ele gostou, mas para mim “preferido” exigiria uma prova maior – como uma indicação de que Joseph escolheu jogar beisebol em vez de outro jogo, ou uma expressão dele que indica o beisebol como o seu preferido. Sem saber o que é a evidência de Burns, eu não posso dizer com certeza, mas parece que o documentário vai um pouco além da evidência neste caso.

E mesmo se o beisebol fosse o jogo preferido de Joseph Smith, devemos lembrar de que não houve muitos jogos alternativos. A maior parte dos jogos que temos hoje ou foram criados ou desenvolvidos depois da vida de Joseph Smith ou não existiam na cultura em que ele viveu. É muito provável que se Joseph Smith vivesse no Brasil depois dos anos 1930, o futebol teria sido o seu esporte preferido.

No entanto, acho que a maior parte da evidência indica que o Profeta jogava beisebol e gostava dele muito. A História da Igreja, em grande parte compilado a partir de documentos da época, tem várias entradas indicando que Joseph “jogou bola” com “os irmãos” e com as crianças, talvez até mais do que qualquer outra atividade física. Assim, devo concluir que Joseph Smith jogava, e gostava de jogar, beisebol.

.

[1] Burns, Ken, e Lynn Novick. Baseball: Um filme de Ken Burns. PBS (2010).
[2] Devemos notar que todos esses jogos não eram conhecidos na América de Joseph Smith. Basquete foi inventado em 1891 e futebol americano em 1869. Até futebol só foi desenvolvido como um jogo em 1848 e parece ter chegado nos Estados Unidos um pouco antes de 1869.
[3] “Lembranças do Profeta Joseph Smith,” Juvenile Instructor 27 (1892).
[4] “Lembranças do Profeta Joseph Smith,” Juvenile Instructor 27 (1892). Tradução de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007), 451.
[5] Joseph F. Smith, discurso proferido em serviços fúnebres em homenagem ao aniversário de Joseph Smith, 23 de dezembro de 1894. Tradução de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007), 524.
[6] Autobiografia de Mosiah Hancock, datilografado, BYU. Tradução de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007), 454.
[7] Biografia de Jane Freguesia Lindsay. Escrito por volta de 1919. Datilografado por Lois Lindsay Anderson. Editado por David J. Wardell. (1996).
[8] Aroet L. Hale, Primeiro Livro ou Jornal da Vida e Viagens de Aroet L. Hale, pp 23-24; Lúcio Aroet Hale, Reminiscências, ca. 1882, Arquivos da Igreja. Tradução de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007), 544. O filho do Profeta, Joseph Smith III, também jogou beisebol mais tarde na vida e sabia detalhes do jogo, incluindo como lançar uma curva. Veja Anthony, Joseph H. Lamoni’s Passing Parade. (1948), p. 25

8 comentários sobre “O Esporte Preferido de Joseph Smith

  1. Esses relatos, além de evidenciarem o gosto de Joseph Smith por beisebol, também mostram aquele lado que os belos filmes da igreja exibem, de um Joseph Smith alegre, brincalhão, bem familia mesmo, bem saudavel, bem diferente da imagem que os opositores da igreja tentam passar às pessoas. querendo mostrar um Joseph Smith obscuro, com trilha sonora de filme de terror (rs rs rs).

  2. “inglesas de bastão e bola como Grilo e Rounders”

    Kent,

    Cricket é Cricket mesmo em Português, o nome do jogo não se traduz para “Grilo”.

    A maioria dos esportes atuais antes de terem suas regras codificadas tiveram suas variantes próprias. Lembro de um artigo falando sobre o nosso “futebol” antigo, o “soccer inglês”, onde antes os jogadores poderiam usar as mãos, na verdade era uma mistura de soccer inglês, com futebol americano e rugby.

    O que Joseph jogava parece ser algum esporte entre o nosso tradicional “taco de rua” e o atual beisebol com seu campo e suas bases.

    Att.

    • Obrigado, Marcelo. Corrigi. É algo que acontece as vezes quando uso algo como Google para fazer o primeiro esboço da tradução.

      Quanto às variedades, escrevi em cima o seguinte:

      Foi jogado na América do Norte, pelo menos desde a década de 1790, e várias variantes locais se desenvolveram antes de beisebol, incluindo townball (bola da vila), que contou com um campo quadrado (em vez de na forma de um diamante como em beisebol agora) e a possibilidade de marcar um out por atingir um corredor com uma bola lançada (ai!). É provável que Joseph jogou uma das variantes do jogo.

      Portanto, sim, Joseph com certeza jogou uma variante de beisebol — e não podemos saber muito bem o que era.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.