Pecados, Redenção e Caridade por Joseph Smith

Joseph SmithO que teria Joseph Smith a dizer a respeito de supersticão?

E bebedeiras? E pecados? E como levar uma vida santificada?

O que teria Joseph Smith a dizer sobre caridade e salvação dos pecados?

Não é incomum Mórmons na atualidade, seja em qual igreja que for, atribuir a Joseph Smith os ideais filosóficos que eles mantém hoje em dia.  Isso, é claro, anacronístico e pode não correlacionar exatamente com o que ele disse e acreditava.

Leiamos, então, uma breve citação, tirada de seu própria diário, sobre esses temas e ponderemos não o que acreditam os Mórmons sobre eles hoje, mas o que estava dizendo o próprio Joseph Smith, no que ele acreditava, no que ele estava tentando passar adiante.

Joseph Smith (História da Igreja, Vol. 4, p.445-446):

O Élder William O. Clark pregou quase duas horas, reprovando os Santos por sua falta de santidade, por suas falhas no viver santificado, [por falta] de solenidade e temperância extrema, e [por falta] de um estilo sectário rígido. Eu o reprovei como Fariseu e hipócrita e por não edificar o povo; eu mostrei aos Santos o que temperância, fé, virtude, caridade, e verdade são. Eu ordenei aos Santos não seguir o exemplo do adversário em acusar os irmãos, e disse: “Se vocês não se acusarem uns aos outros, Deus não lhes acusará. Se você não tiver um acusador, você entrará no Céu, e seu você seguir as revelações e as instruções que Deus lhes deu através de mim, eu lhes carregarei ao Céu como meu fardo pessoal. Se vocês não me acusarem, eu não acusarei vocês. Se vocês jogarem uma capa de caridade sobre mim, eu o farei por vocês — pois caridade cobre uma multidão de pecados. O que muitas pessoas chamam de pecado não é pecado; eu faço muitas coisas para quebrar tais superstições, e eu as quebrarei;” e ainda fiz referência à maldição de Caim por zombar de Noé, enquanto bêbado mas sem fazer nenhum mal. Noé fora um homem justo, mas ele bebeu do vinho e ficou bêbado; o Senhor não o condenou por isso, pois manteve todo o seu poder no Sacerdócio, e quando foi acusado por Canaã, ele o amaldiçoou pelo Sacerdócio que possuía, e o Senhor respeitou a sua palavra e o seu Sacerdócio, mesmo que estivera bêbado, e essa maldição permanece sobre a posteridade de Canaã até os dias de hoje.

O que disse, então, Smith sobre o que constituem pecados? Sobre como ocorre a salvação dos pecados? Sobre os Negros e a “maldição” sobre suas cabeças?

O que disse Smith sobre bebedeira e suas implicações espirituais?

E, talvez mais importantemente, o que disse Smith sobre caridade e como julgamos a vida e o comportamento dos outros?

 
Sobre estes anúncios

9 comentários sobre “Pecados, Redenção e Caridade por Joseph Smith

  1. Citação muito interessante, Marcello, e repleta de implicações não só sobre a Palavra de Sabedoria, mas para a nossa visão religiosa mais ampla. Lembrando aqui que ao criticar a “temperância extrema”, Joseph Smith estava se opondo à imposição de uma abstinência absoluta de álcool e fumo. Aparentemente, Joseph Smith Sr. tinha problemas com álcool e a citação – quem sabe – evoca um pouco da experiência de Joseph com seu pai.

    • Joseph Smith, primeiro Profeta, Presidente e Fundador da Igreja Mórmon escreveu:

      “Se eu tivesse algo a ver com o negro, eu os manteria limitados à sua própria espécie por lei rigorosa, e eu os colocaria num plano nacional de igualdade”. History of the Church (História da Igreja), volume 5, páginas 218-219

      “Eu profetizo em nome do Deus de Israel, haverá angústia, ira e tribulação nesta terra e haverá a retirada do Espírito de Deus desta geração, até que eles sejam visitados por absoluta desolação … Eu profetizo que eles nunca terão poder para me matar…” (History of the Church, vol. 6, pág. 58 (15 de outubro de 1843).)

      Livro de Mórmon:

      Os inimigos de Joseph Smith serão confundidos ao procurar destruí-lo (2 Nefi 3:14).

      Cumprimento: Ao contrário do que as profecias afirmavam, Smith foi morto, à bala, na prisão de Carthage, em Illinois, no dia 27 de junho de 1844….

      Joseph Smith profetizou em várias ocasiões que a Segunda Vinda estaria muito próxima. Em setembro de 1830, a hora da Segunda Vinda está próxima – DeC 29:9- 11. Em 3 de novembro de 1831. DeC 133:17. “A hora da [Segunda] vinda está perto”. 23 de abril de 1834. DeC 104:59

      Joseph continuou a profetizar sobre a vinda, dando inclusive uma data para esse acontecimento. Essa profecia não foi cumprida… Nova York e Boston serão destruídas se rejeitarem o evangelho A hora do seu juízo está próxima” (DeC 84:114, em setembro de 1832 sao varias profecias falsas..

      Joseph Smith, em 14 de fevereiro de 1835, predisse:”a vinda do Senhor, que estapróxima…até mesmo cinquenta e seis anos devem se passar para encerrar [Sua vinda].”(History of the Church, v2, p 182). 3 de Abril de 1836, DeC 110:16. “O grande e terrível dia do Senhor está próximo, às portas”. Joseph Smith ainda profetizou data exata da vinda do Senhor, que seria dentro de 56 anos (quer dizer, em 1891). Esta profecia também está em seu diário de 6 de abril de 1843 e em DeC 130:15 (leia os versículos de 14 a 17

      Rodrigo Machado

      [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

      • escrituras claras essas rod. pronto. rererere… confirmou que Joseph foi um profeta!!! rs….

  2. Não apenas Joseph tinha problemas com elementos que posteriormente viriam a ser a palavra de sabedoria,mas diversos outros sumos sacerdotes da igreja e foi justamente disso que Ema reclamou e que levou Joseph a orar para obter maiores esclarecimentos culminando na revelaçao sobre a palavra de sabedoria.

  3. Existem duas coisas no evangelho:

    1) Pecado = quebrar uma lei que você conhece e foi lhe dada como mandamento.
    2) Ignorância = cometer um erro por falta de conhecimento.

    Cristo disse:

    -“Quando dizeis não vemos, não tem pecados, mas quando dizeis vemos, vossos pecados permanecem.”

    Um estado sem a lei e outro com a lei.

    Em D&C Doutrina e convênios sessão I é ensinado que o SENHOR dá a fraqueza aos homens para que eles tornem-se fortes, e quando eles pecam devem buscar arrependimento e quando erram devem buscar sabedoria.

    Noé bebeu, mas não foi cobrado porque naquele momento ele ainda não havia recebido esta lei.

    (Nós S.D.U. hoje, recebemos a lei.)

    Lembrando que a igreja ensina princípios (evolutivos).

  4. Por coincidência eu li esta citação no livro “Ensinamentos do profeta Joseph Smith” esta semana. Eu acredito que a caridade ensinada por Joseph Smith é a mesma que o próprio evangelho de Jesus Cristo evoca através das escrituras. Em minha opinião, nós, os membros da Igreja em geral, temos muita dificuldade em aplicar o “manto” da caridade sobre as fraquezas, falhas e pecados das outras pessoas. Por esta razão, a citação acima é exemplar em nos (re)lembrar do essencial no evangelho de Jesus Cristo, que é nossa disposição em perdoar, em não condenar o outro, porque na realidade todos somos pecadores. Temos a tendência de dizer que porque fulano parou de vir à Igreja ou porque não está cumprindo determinado mandamento que o mesmo irá sofrer com os castigos de Deus. Nos esquecemos, no entanto, que tanto tal membro como nós mesmos, necessita “cobrir” uma multidão de pecados através da caridade. Não devemos condenar! Enfim, todos temos fraquezas pessoais a serem vencidas.

  5. Eu queria comentar mas os irmaos Jamil, Heber e José Carlos já disseram tudo.
    A mim só resta esperar que um dia os Santos tenham força para serem um pouquinho do que foi Joseph Smith :
    “um fraco que foi feito ‘forte’ pelo Senhor, por reconhecer as fraquezas e obter sabedoria, um homem que também condenava (como pode ser lido nesse post) a hipocrisia”
    Naquele momento das palavras proferidas pelo Profeta, estavam eles fracos e um deles estava cheio de hipocrisia, todos humanos e passiveis de erros.

  6. A caridade nunca falha, a palavra de sabedoria é real, temos que cuidar pra não sermos amaldiçoados… e temos que todas as noites pensar nos sérios pecados que cometemos… mais apenas os nossos, chega de julgamentos!!!

  7. Pingback: Fubecagem | Vozes Mórmons

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s