Mundo não acabou, ainda

Crônicas da Babilônia: notícias mórmons e outras nem tão mórmons assim

Maias, mais uma profecia, manuscritos do Mar Morto e missionárias sequestradas

Não foi desta vez

E eis que a profecia maia não se cumpriu. Ou melhor, a interpretação new age do calendário maia sobre o fim do mundo não se cumpriu. (Mesmo apesar de algumas mulheres terem ido à sacramental de calças, como bem lembrou Robert Kirby na sua coluna!)

Pequenos maias guatemaltecos

Pequenos maias guatemaltecos

Os verdadeiros maias

Sim, os maias de verdade – que ainda hoje vivem no México e na Guatemala – não estavam esperando o fim do mundo, mas receberam o fim do seu calendário com festas. Já outros milhares de descendentes dos maias aproveitaram a data para um protesto silencioso que fez voltar à vida o EZLN. Quem sabe não serão eles que cumprirão as profecias concernentes ao lamanitas afligindo os gentios?

Políticos metem a colher na profecia “maia”

Aqui no Rio Grande do Sul, um prefeito levou a sério a data fatídica. Já Vladimir Putin

O mundo acabou para Romney?

O mundo acabou para Romney?

fez questão de dizer aos russos que o mundo vai acaber sim, mas só daqui a 4,5 bilhões de anos. Meu correligionário religioso Mitt Romney não falou nada sobre calendários e fim do mundo, mas muitos apostam que 2012 tenha marcado o fim de sua carreira política. Será que o também sud (mas moderado) Jon Huntsman será o candidato republicano na próxima corrida presidencial?

Para profeta fundamentalista é amanhã

Membros da igreja de Warren Jeffs

Membros da igreja de Warren Jeffs

Mas ainda há gente esperando pelo fim, mas precisamente manhã, domingo. Warren Jeffs, profeta da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, predisse o fim para 23 de dezembro – por coincidência ou não, data de aniversário de Joseph Smith. Preso por pedofilia, Jeffs têm escrito revelações atribuídas a Jesus Cristo para seus seguidores. E o autor é prolífico: reunindo revelações recebidas até setembro passado, a sua igreja publicou um elegante volume de quase 900 páginas. (Mórmons fundamentalistas em geral não pertencem à  Igreja Fundamentalista, liderada por Jeffs.)

Missionárias libertadas do cativeiro

De volta à Guatemala. Duas missionárias sud foram libertadas por seus sequestradores,

Sara Trevino, terceira à direita

Sara Trevino, terceira à direita

após um cativeiro de dois dias. A norte-americana Sara Trevino e outra missionária equatoriana (cujo nome não foi divulgado pela imprensa), ambas de 22 anos, foram libertadas na sexta-feira passada. Os sequestradores exigiam um resgate de US$ 5 milhões. DE acordo com Trevino, as duas missionárias não sofreram danos físicos.

Manuscritos do Mar Morto online

manuscritos-mar-morto-hebreu-israel-20121218-02-size-598Imagens de uma das descobertas arqueológicas mais importantes do séc. XX estão disponíveis na internet. Cerca de 5 mil imagens dos Manuscritos do Mar Morto estão nesta página do Museu de Israel. Está disponibilizada também a tradução para o inglês de alguns dos pergaminhos.

Sobre estes anúncios

Um comentário sobre “Mundo não acabou, ainda

  1. Irmão Trevisan, voce literalmente “estourou” nesse post.
    Uma pergunta que eu gostaria de lhe fazer é sobre qual a relação entre os escritos do mar morto e a igreja Mornon ?
    Sobre os Maias e o fim do mundo, acho que esse post. reflete bem o que acontece hoje em dia, ninguém se deu ao trabalho de ir perguntar aos legitimos “donos” da profecia sobre o que realmente ela estava anunciando.
    Mas pra mim, a grande curiosidade e saber onde foi parar s sabedoria daquele povo que tinha uma matematica invejavel, calculos precisos, informaçoes privilegiadas etc.?
    Não que eu esteja chamando os atuais Maias de “burros” mas é fato que toda aquela sabedoria secular simplesmente sumiu !
    Eu particularmente acredito que inteligencias superiores estiveram presentes no passado, Jesus Cristo foi a principal delas, lá Ele atuou com toda sua sabedoria e poder, uma vez que o povo da “meso-america” esperava por Ele, ao contrario do povo da Palestina, que espera por Ele a´te hoje e desapercebidos, não viram o bonde passar.
    Além de Cristo, outros passaram por alí. Interessantissimo é o documentario-serie “Alienigenas do passado” do History Channel, uma considerável gama de iinformaçoes é relatada na serie e, certamente esses documentarios não servem para ceticos mas para pessoas que acreditam em alguma coisa além dessas que estamos acostumados a ver.
    Sobre o Mitt, é uma piada, o mormonismo agradece ao “fim” do seu mitt-world, pois eu acho que seria desastroso para a Igreja.
    Sobre o Warren Jeffs, bom….são nove horas da noite e o mundo continua em pé, as vezes do avesso, mas em pé.
    até mais, irmão e obrigado por mais essse belissimo post.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s