Brasil na História Diária da Igreja: 20 de Maio de 1852

Parley P. Pratt

Parley P. Pratt

No dia 20 de Maio de 1852 o Apóstolo Parley P,. Pratt escreveu uma carta a Presidente Brigham Young desde o navio Dracut no sul do Oceano Pacífico. Pratt, junto com sua esposa Phoebe e Elder Rufus Allen, estava na volta de uma visita missionária para o Chile, a primeira tentativa para pregar o evangelho na América do Sul. A carta descreveu o procedimento da visita, as dificuldades enfrentados no Chile, seu fracasso em aprender a língua e as condições no Chile e nos outros países do continente, incluindo o Brasil. Enquanto a visita do Pratt foi limitado para a cidade de Valparaíso e seus arredores, é claro que Pratt entendia sua visita como uma tentativa para abrir a obra missionária no continente inteiro.

Nessa época Pratt era encarregado com a obra missionária junto ao Oceano Pacífico, incluindo já missões na Taíti, California, Havaí e Australia. Como Pratt, localizado em sua sede em São Francisco, chegou a conhecer muitos Chilenos, atraídos a California pela busca de ouro, decidiu abrir a obra missionária lá.

Pratt já havia indicado que via essa tentativa como abrangendo o continente inteiro numa carta ao editor do periódico da Igreja na Inglaterra, a Millennial Star (estrela milenar). Nessa carta Pratt já indicou que a América Latina compreendia uma “conferência” da Igreja. [Nessa época uma conferência era uma divisão de uma missão, mais ou menos como o que denominamos um distrito hoje.] Como presidente da missão do Pacífico parece que Pratt foi autorizado para criar conferências, e ele descreveu a Conferência de América Espanhola assim:

Esta conferência é demarcada da seguinte forma—sobre o oeste pelo Oceano Pacífico, ao sul pelo Cabo Horn, a leste com o Oceano Atlântico e ao norte com os Estados Unidos da América do Norte. Ele inclui uma área de cerca de 10.000 quilômetros, de norte a sul, e 5.000 quilômetros de leste a oeste, é composto do Império do Brasil, das Repúblicas da Buenos Ayres, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México, e muitos estados menores, tribos, &c., provavelmente contendo 40 milhões de habitantes, a grande maioria dos quais entendem a língua espanhola …

A fim de abrir a obra missionária no Chile, Pratt saiu de São Francisco no 5 de setembro de 1851 junto com sua esposa Phoebe e Élder Allen e chegou em Valparaíso no 6 de novembro. Enquanto eles estudaram a língua espanhola durante a viagem, parece que nunca chegaram a falar bem a língua. E no Chile, descobriram que não havia liberdade de religião—a Igreja Católica era nomeado a religião do estado, e outras igrejas existiam em geral apenas para o uso dos imigrantes e visitantes não-católicos. Por isso, era evidente que a obra missionária era destinado a falhar nessa época.

Mas Pratt, ao voltar da Chile para São Francisco, ainda tinha o continente em mente. Na carta para Brigham Young, ele descreveu a situação política no continente, dizendo em parte:

Na província de Buenos Ayres uma longa guerra civil tem se intensificado, a qual já está terminando em favor da parte mais liberal, auxiliado pelo Brasil.

Sem dúvida Pratt estava falando da participação de 3.500 tropas do Império na Batalha de Monte Caseros no 3 de Fevereiro de 1852 (parte da guerra conhecido no Brasil como a Guerra contra Oribe e Rosas), batalha que propiciou a constituição de Argentina de 1853.

About these ads
Esse post foi publicado em História. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Brasil na História Diária da Igreja: 20 de Maio de 1852

  1. Carlos Santos disse:

    Aprendi muito com este artigo, irmão Kent.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s