Quem são os compositores SUDs?

violãoHá dias eu recebi uma pergunta de um amigo sobre compositores SUDs no mundo. Ele queria saber se existem compositores SUDs na América Latina? Devem existir, eu pensei, pois a música é muitíssimo importante no Brasil. Mas na verdade eu nunca ouvi nada sobre compositores SUDs no Brasil. Quem são?

A pergunta vem de Glenn Gordon, o diretor da organização não-governamental LDS Composers Trust (consórcio de compositores SUDs). Sua organização está construindo um banco de dados de todos os compositores SUDs, o qual já contem mais de 600 compositores, 80 dos quais participam regularmente em um rede na Internet. Mas quase ninguém da América Latina encontra-se no banco de dados.

Essa organização quer saber de compositores treinados ou com experiência em compor música e tem mais interesse em compositores de hinos. Ela publica um jornal chamado Hymns Today (hinos de hoje) no qual promove novos hinos e hinos de compositores SUDs. A organização também realiza concertos de música de câmara em que realizam novas obras de compositores SUDs. Enquanto essa organização se interessa por compositores de hinos, música religiosa e música clássica (e não música rock, mpb, etc.), acho que nós aqui nos interessaríamos em todos os compositores brasileiros SUDs.

Já dei uma olhada breve nas partituras disponíveis em sites como o Deseret Brasil, e parece (na minha breve olhada – não dá para saber facilmente) que a maior parte delas são de compositores de Utah com a letra traduzida para o português.

No meu ver, essa pergunta é algo importante. Com pelo menos 250.000 membros ativos que falam português, parece-me que compositores SUDs devem existir. Duvido que seja necessário a importação e tradução de obras de Utah, pois os Brasileiros também são capazes de criar obras que dão louvor a Deus.

Que acham? É você compositor? Conhece compositor SUD? Por favor anotam abaixo nos comentários os nomes dos compositores que você conhece, junto como o tipo de música que ele compõe, seu treinamento ou experiência e como podemos contatá-lo (ou indica que devo contatá-lo se não quer publicar o contato aqui). Vou passar a informação a essa organização de compositores SUDs.

Sobre estes anúncios

21 comentários sobre “Quem são os compositores SUDs?

  1. Não sei como vocês criaram, mas na minha antiga ala, uma das mais antigas de porto alegre, existia uma crença que era proibido criar hinos, as pessoas de mente fechada, certa vez encontrei um membro da igreja que foi do sumo conselho, que se afastou da igreja porque ele era compositor amador, e criou hinos e as pessoas tentaram proibir ele de faze-lo. e proibido criar hinos? até nem sei… kkk mas o que sei e vários hinos famosos do hinário sud não foram criados por suds…

  2. Sei que há uma ala no Rio de Janeiro onde há vários membros que tocam em orquestra, porém não tenho contato suficiente com eles para saber se dentre eles há aqueles que componham além de tocar. Posso averiguar. Sei que em Curitiba, cidade onde moro atualmente, é possível que haja alguns compositores. Tem um senhor aqui que está terminando um livro sobre a tradição musical na igreja em Curitiba.

  3. Meus irmãos!!! posso dizer com toda a certeza e com toda a convicção que não existe musica tão ruim, burocratica sem espiritualidade alguma quanto a musica mormom que é praticada em nossas capelas é simplismente horrível, sem inspiração e não me causa nenhum espanto que os membros da igreja realmente não queiram cantar aquela coisa horrível que são chamados de louvor…o que precisamos é criatividade e coragem…CORAGEM de reconhecer que somos horríveis nesse aspecto, simplismente fora de contexto!!!

    • Irmãos os hinos dominicais seguem um padrão para que haja reverência. Existem muitos hinos na igreja fora do hinário que podem ser cantados em outras reuniões. Os cds da mutual, FSY, missão e etc, tem músicas muito diferentes, além de bandas sud como the brighans.

      • Reverência esta que já virou apatia faz tempo. Deprimente a maneira limitada como usamos a musica em nosso louvor. Burocrático e engessado.

  4. Olá. Meu nome é Anderson Miranda Fernandes, pianista, tecladista e organista, de São Paulo, aspirante a compositor SUD no Brasil, já escrevi 2 hinos, 1 deles inclusive o Hino da Missão Brasil João Pessoa (Avante com Destemor) é de minha autoria, na qual é cantada até hoje.Como faço para ter contato com este Glenn Gordon? Eu conheço um excelente compositor, o irmão Wladimir Campione, que compos muitos das músicas do CD Som de Cumorah

  5. O meu nome é Ismael S. Candido, da Ala Presidente Dutra, Estaca Cumbica, Guarulhos, sou compositor do Grupo Arco-Íris, em parceria com a irmã Suely Sanchez, temos uma média de 20 composições de canções evangélicas, das quais fazemos apresentações em serões e atividades espirituais nas Alas. Estas canções tem o propósito de elevar o nível espiritual de cada membro através do louvor, não mesclamos forró, rock, samba, axé, sertanejo, ou qualquer ritmo dançante, são músicas para edificação e encontro espiritual. Contato toquepoesis@gmail.com ou Cel. (011) 9-8970-7911.

  6. Qual o pensamento de vocês a respeito das músicas que usamos na Igreja? O que pensam sobre músicas compostas por cristãos não-SUD? Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês pois é algo que me intriga. A música, o louvor na Igreja é muito fraco, às vezes beira à vergonha alheia. Ou própria. Muito limitado, muito engessado, sem vida, sem vontade, quase dormindo. Sem alegria, como um louvor a Deus verdadeiramente deve ser, no meu humilde entender. Penso muito sobre isso, e gostaria do fundo do coração que houvesse uma maneira de se usar hinos de outras igrejas, músicas, etc, mesmo que antes fosse preciso passar por uma rigorosa seleção, por um comitê de avaliação, ou algo assim. Mas vejo isso como um tabu inútil em nosso meio. Por favor, podem compartilhar suas opiniões? Obrigada!!

  7. Em resposta para a Suzana Nunes, bem como para alguns comentários anteriores no mesmo teor em relação a crítica que faz em relação a música/hinos executadas na igreja, como músico e membro da Igreja compartilho um pouco do sentimento de vocês e acredito que posso esclarecer ou trazer a luz algumas respostas:
    1o. Falta de incentivo por parte dos líderes da Igreja em relação a isto, bem como uma demonstração de apatia ou indiferença com a musica, é devido a quase 100% dos líderes da Igreja brasileiros serem completamente “leigos” em relação a música e o quesito adoração e louvor, não dão nenhuma importância ou desconhecem por completo, muitas vezes só lembram dos hinos para “preencherem” a ata da reunião sacramental;
    2o. Falta de valorização e regramento por parte da Igreja como um todo para que a música na Igreja possa ser mais apreciável, espiritual e salutar;
    3o. Falta de mais iniciativa por parte dos que são músicos na Igreja (pianistas e regentes), na qual não procuram se aperfeiçoar, estudar mais, se acomodam ( “não é um defeito somente dos músicos da Igreja, mas dos brasileiros em geral…” ); é comum encontrar pelas Alas membros que dizem: gostaria de aprender a tocar alguns hinos….só pra tocar na Igreja, reger pra ajudar a Ala…”.
    Muitos não tem a iniciativa de criar, fazer arranjos, composição não é um atributo exclusivo dos membros dos EUA….
    3o. A música é uma linguagem universal, é a expressão máxima da arte, do sentimento, se não for a principal forma de demonstrar sua religiosidade, então, não importa quem fêz a música ou hino, assim como uma oração, qualquer filho de Deus pode fazê-lo. Se achegar a Deus através da oração, suplicá-lo, cantar hinos e músicas de louvor à Ele não é exclusividade dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
    No Brasil temos músicos e grupos muitos talentosos que compõem, cantam grandes músicas de louvor, cuja derradeira maioria não são membros da Igreja, muitos são de outras religiões, cujas músicas e composições são tão belas, criativas e espirituais, que não deixam nada a desejar em comparação as músicas, artistas ou o “Coro do Tabern…”, na qual só vemos com grande destaque na Igreja nos EUA.
    Eu escuto, aprecio e acho muito inspirador ouvir músicas gospel do Brasil, na qual acrescenta-me a fé e minha espiritualidade. Ouso citar alguns cantores e grupos de música do Brasil para os membros da Igreja que desejarem apreciar, ouvir e sentir o Espírito:
    -Aline Barros, Soraya Moraes, Anderson Freire, Lázaro, André Valadão, Régis Danese;
    -Diante do Trono, Vida Reluz, Renascer Praise.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s