Qual biblioteca no Brasil deve receber livros de estudos mormons?

Na semana passada encontrei um novo projeto de estudos mórmons — o International Mormon Studies Book Project (projeto de livros para estudos mórmons no mundo). Esse projeto visa doar livros de estudos mórmons para bibliotecas acadêmicas ao redor do mundo a fim de fornecer os recursos necessários para o estudo do mormonismo e assim incentivar estudos de uma perspectiva global. As bibliotecas acadêmicas que participam no projeto receberão livros novos comprados e doados por indivíduos nos EUA.

Eu acho a idéia boa, pois parece-me que poucos livros de estudos mórmons estão sendo comprados por bibliotecas fora dos Estados Unidos. Hoje um pesquisador que quer estudar um assunto relacionado com o mormonismo, além de ter que superar a questão de língua, em geral tem que comprar livros do estrangeiro para conhecer o estado dos estudos mórmons.

Eu já contactei os gerentes do projeto para perguntar como podemos incluir bibliotecas no Brasil na lista de recipientes. E eles me responderam que precisamos identificar uma biblioteca no Brasil que possa ser mais útil e acessível para acadêmicos interessados no estudo de religião.

Mas qual será?

No ideal, eu acho que a biblioteca selecionada deve ter algumas qualificações importantes:

  • Deve fazer parte de uma instituição que tenha um corpo de acadêmicos que já estudam a religião e assuntos relacionados, ou, ainda melhor, que já estudam o mormonismo.
  • Deve ser acessível para acadêmicos de outras instituições acadêmicas, mesmo eles de outras partes do Brasil.
  • Não deve ser prejudicada a favor de uma religião ou contra qualquer religião.

Não sei se devemos usar outras qualificações. Se esse projeto for bem sucedido, outras bibliotecas no Brasil possam também ser incluídos. Mas se não for bem sucedido, pode ser que só uma biblioteca (ou até nenhuma) receberá livros do projeto.

Que acham? Quais bibliotecas devem ser investigados como candidatos? Há alguem que tem interesse em ajudar com a busca?

Para os que tenham interesse, a lista dos livros que o projeto quer fornecer se encontra aqui.

About these ads
Esse post foi publicado em Acadêmicos, Estudos Mórmons. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Qual biblioteca no Brasil deve receber livros de estudos mormons?

  1. Ricardo Prins disse:

    Eu seria o primeiro a me inscrever em um programa de pós-grad local que tivesse tal abertura…ainda precisamos (coletivamente, membros da igreja no Brasil) nos aperfeiçoar muito mais para expandir a capacidade que as instituições de nível superior tem de prover conhecimentos desse tipo!

  2. Minha sugestão seria a Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. http://biblioteca.fflch.usp.br/

  3. Diego disse:

    Embora pareça apelação de minha parte, eu sugeriria a Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), não só por ser onde eu trabalho, mas por ser uma biblioteca circulante com um programa em fase final de criação de circulação de volumes entre bibliotecas conveniadas, o que poderá, em um futuro próximo, permitir que outras bibliotecas emprestem livros daqui sem muito trabalho.
    Apenas uma sugestão…

  4. Tarcilio Loureiro disse:

    Biblioteca Florestan Fernandes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

  5. Arion disse:

    USP
    Além de ser uma das tantas universidades respeitadas no Brasil, fica em São Paulo onde há maior número de membros, consequentemente maior número de interessados

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s