Guia Prático dos Piores Discursos 1

Muitos imaginam que aquele discurso sacramental de efeito sonífero é fruto de intrincadas construções discursivas; ou que aquele discursante que consegue falar durante 15 minutos sem dizer nada tem uma técnica impenetrável. Ledo engano! Revelamos aqui os meios mais eficazes para se fazer os piores discursos dominicais.

1° Passo: Proteja-se contra a inspiração

Ao ser convidado para discursar, não busque inspiração, jamais. Inspiração é complicada e deve ser deixada para profissionais. Vai que você acha que está recebendo inspiração e não está?

Uma ótima técnica para evitar a inspiração é confiar no que outras pessoas disseram, sem nenhuma reflexão. Você pode citar, por exemplo, o que disse o presidente de missão ou o professor do ÇEI. Outra possibilidade é simplesmente pegar uma revista Liarrona e ler um discurso de cabo a rabo. É tiro e queda.

About these ads

18 comentários sobre “Guia Prático dos Piores Discursos 1

  1. Estranho. Quando eu frequentava a igreja os líderes ensinavam que não existia orador ruim pu discurso mal feito, a culpa era de quem escutava que não estava em sintonia com o espírito!

    • Fica tranquilo, Braga. :D
      Aqui você não está na Igreja. Este espaço é democrático. Com certeza existem discursos ruins sim! Porque há sempre aqueles que não preparam-se para falar.

      Um abraço.

    • - verdade,
      já presenciei buns discursos na ala mas tem outros sem sentindo,
      essa dica é muito útil e buscar inspiração para fazer um bom discurso as vezes não é nada fácil,e mais,se quer falar algo na doutrina sem muito conhecimento,ai que o bicho pega.No mais,o melhor é não inventar e fazer o básico,ensinar os princípios.

  2. Infelizmente muitos confundem discurso com leitura.Acho que o pior discurso é feito por aquele que simplesmente pega um papel e lê inteiro.

  3. Legal, Antônio. Na verdade, hilário. :D
    Estou aguardando o “Guia prático dos piores discursos 2″.

  4. Algo interessante é quando você é um missionário e leva um pesquisador que tem grande potencial e ajudaria bastante caso fosse chamado como líder da Igreja e descobre que na reunião sacramental quem irá discursar será um irmão(ã) que geralmente não costuma ter a devida habilidade de transmitir a mensagem de forma compreensível e prática, fica aquele discurso entediante e o pior é que o mesmo acaba falando coisas que depois você terá que se virar para explicar para o pesquisador.

    • Discurso ruim, é discurso sem espirito não tem nada haver com conteúdo. Quanto ser chamado lider, acho ridículo as pessoas acharem que fulano ou beltrano serão ótimos lideres! Uma vez que não é pedido currículo para ser lider Deus não chama qualificados qualifica quem chama, mas por outro lado pode estar certo por nas organizações sud, chamado é por indicação…

  5. Existem realmente varias situacoes, mas nao podemos esquecer que pessoas possuem niveis intelectuais diferentes, alem disso nao temos apenas profissionais da oratoria. Como o pulpito e um espaco ocupado mais ou menos democraticamente, oferecendo possibilidade de oratoria a quase todos os membros, isso sempre ira acontecer.

  6. Em uma recente reuniao de testemunho na minha ala muitas pessoas levantaram e disseram a mesma coisa (eu sei isso, eu sei aquilo e sempre sem sobras de duvidas) eu ja estava pronto pra levantar e sair quando uma idosa se levantou e falou que ela tinha passado o feriado de acao de gracas sozinha e que ha muito tempo ninguem a visitava, ela falou poucas e boas mas disse tambem que ficou sozinha na casa dela cantando e tocando piano para o Senhor, para mim foi o melhor testemunho da reuniao, pude ver que muitos membros nao gostaram. Sera que somos tao estupidos a ponto de achar que testemunhos sistematicos sao edificantes, sera que o Pai Celestial curte nossas oracoes sistematicas? O testemuho da senhora foi genuino e sincero, ela talvez nem saiba que a igreja seja “verdadeira” mas o Espirito foi muito mais forte quando ela falou. O mesmo acontece com os discursos, para mim e muito mais edificante quando alguem busca a orientacao do Espirito do que a orientacao de manuais.

  7. Só por curiosidade: Você ficou apenas observando e achando defeitos nos testemunhos dos outros, ou foi até o púlpito e mostrou um verdadeiro exemplo de testemunho? Ou você deixou toda a responsabilidade nas costas da pobre idosa? Quanto à orientação do Espírito é fundamental, mas creio que os manuais são inspirados e devem ser usados também nos discursos.

    • A ultima vez que prestei um testemunho foi ha 2 anos atras, de fato essas reunioes de testemunho sao muito chatas, Tenho um testemunho inabalavel do evangelho por isso tenho coragem de falar o que sinto mesmo se for contrario ao que muitos pensam e acreditam, pode se perceber que a Igreja atual esta desencaminhando como bem avisou Nefi, Mormon,Moroni, Joseph Smith e Brigham Young, ate mesmo Ezra Taft Benson declarou que essa igreja seria levada a beira do Inferno pelos muitos lideres ate que o “Lider Poderoso citado na secao 85 de Doutrina e Convenios ” venha entre nos para corrigir o curso da Igreja do Cordeiro. Quanto a idosa, eu simplismente testemunhei um verdadeiro testemunho o que hoje em dia e raro em nossas reunioes, nao deixei a responsabilidade para ela e sim partilhei de seu espirito sincero. Para termos reunioes com maior espiritualidade devemos deixar de lado a formalidade e falar do fundo do coracao. vemos que nossa Igreja de Cristo dos gentios (SUD) caminha bem diferente da Igreja Nefita (Casa de Israel) naqueles dias ate reis inimigos dos Nefitas recebiam as palavras pelo espirito, Moroni lamentou sua falta de sabedoria na escrita mas testificou do poder das palavras dos Lideres Nefitas e Lamanitas. Quanto aos Manuais, ja discordo com o Irmao, acho que nossos manuais estao cada dia mais alterados para agradar o mundo, nos EUA e principalmente em Utah em breve Babilonia e a Igreja estarao mais proximas uma da outra, e somente uma questao de tempo em que a igreja de Jesus Cristo (gentia) comece aceitar mais as coisas do mundo, Utah em breve tera casamentos gays, o desejo da igreja em ser aceita pelo mundo levara a igreja de Cristo perto de um abismo e somente ai o Senhor novamente fara um interversao como prevista em Doutrina e Convenios e no Livro de Mormon.

      • A Igreja não tem a mínima vontade de ser “politicamente correta” aos olhos do mundo. Questões como casamento homossexual, aborto e outras questões aceitas pelo mundo como corretas quando na verdade não o são, NUNCA serão aceitas pela Igreja para agradar o mundo. A Igreja prega o respeito às pessoas, sejam elas héteros ou homossexuais, pois todos possuem o Livre Arbítrio, mas isso não quer dizer que o seu estilo de vida será aceito dentro da Igreja.

      • Espere mais algumas decadas e vc vera que a apostasia pregada por JS, BY,Nefi, Moroni etc.. esta comecando. Eles certamente falaram de nossos dias e diretamente sobre a igreja, BY temeu nossos dias quando a Igreja buscaria aceitacao do mundo, ha nao poucos anos atras Pres. G.B. Hinckley no programa 60 minutos nos EUA parecia que nem era o Profeta do Senhor, negou varios aspectos do passado da Igreja, pode se ver claramente que ele estava mais preocupado como a “imagem’ do que com a Doutrina. Imagine se Elias, Moroni, Nefi, BY, Samuel o Lamanita tivesse a mesma oportunidade de falar para milhoes de gentios sobre o evangelho? Em D&C o Senhor fala claramente sobre limpar sua propia casa nos Ultimos dias, ele nao esta se referindo aos membros que mal conhecem a Doutrina mas sim da lideranca da Igreja que estaria desviando se dos principios corretos do Evangelho. Eu sei que e dificil para muitos membros aceitar isso pois afinal somos condicionados a seguir a lideranca sem questionar, mas se observarmos a condicao da igreja atual e compararmos como a Igreja estabelecida pelo Profeta Joseph Smith podemos ja ver uma grande diferenca.

      • muito bom irmão. o problema é que os membros da igreja não querem aceitas que temos muito lobos com pele de cordeiro. Achar que todos os discursos devem ser inspirados, é acreditar que em papai Noel. Creio na inspiração. Devemos dizer não ao fanatismo.

  8. Nos meus longos anos que faço parte dessa igreja, vi muitas coisas bizarras, cômicas, e encenação acompanhas de rios de lágrimas. A espiritualidade é algo pessoal, não se manipula, vem com uma constância em viver os princípios do evangelho de jesus cristo, e quando houver a necessidade de inspiração, ela vem naturalmente, vc não precisa buscar, pois há situações certas para que ela se manifeste naturalmente, não se pode programar isso, não temos esse poder de manipular tais coisas. Nos discursos, temos que falar aquilo que realmente compreendemos, e não cometer o erro de achar que somos PH em doutrina, e cometemos o erro de falar sobre coisas que não entendemos. O melhor discurso se busca através dos discursos das autoridades gerais, e vc vai sentir o que melhor se deva falar, sustentados nas verdades já reveladas. O fanatismo esta tomando conta dos membros, já vi em discurso pessoa falar que é amigo de joseph smith, eque o pombo que vive na cidade comendo resto de alimentos, é um animal decaído,porque não voa, mas fica no chão. Tenho procurado manter minha sanidade mental, em casa estudo pesquiso as coisas que me edificam, sei a quem sirvo, e o pouco que sei me ajuda a proteger -medesses absurdos que vivencio.

  9. Pior do que um discurso lido de um pobre membro preguiçoso é um tal de Moroni Big Torgan vir discursar (na época como setenta), em plena campanha eleitoral para prefeito, sendo o mesmo um candidato. Ele pra se vingar dos membros porque perdeu excluiu todo mundo do Facebook…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s