Cada terra tem seu redentor

variable_stars_largeA doutrina mórmon fala da existência de diversas terras. É Cristo o salvador de todas elas? Muitos líderes sud atuais dirão que sim. Como veremos na citação a seguir, de Brigham Young, o rico debate metafísico entre os mórmons do séc. XIX suportava a ideia de que cada terra tinha seu próprio Ungido.

Conseqüentemente, cada terra tem seu redentor; e cada terra tem seu tentador; e em cada terra seu povo, por sua vez, recebe tudo o que recebemos e passa por todas as provas pelas quais estamos passando. (Journal of Discourses 14:71-72, 10 de julho de 1870)

Como essa opinião seria interpretada hoje na moderna Igreja sud? Seria uma opinião aceitável? Ou seria considerada uma “apostasia”?

About these ads

53 comentários sobre “Cada terra tem seu redentor

    • Não digo apostasia, mas enveredar-se pelos caminhos da ficção, o que acho muito interessante. Contudo, mesmo que as possibilidades da existência de vidas em outros planetas seja plausível, não temos nada que dê certeza.

      É ficção, portanto, o que o profeta Brian Young fez nos tempos em que abordou a questão de vidas noutros planetas e o debate que veio após isso.

      Apóstolo TDS

      • E que para nós BY é um profeta! E se ele revelou que é assim, então é assim. Pois seria o mesmo que você dizer que Moisés, João, Pedro enfim outros profetas da Bíblia “viajaram”. O que é dito pela boca de um profeta é escritura! Moderna mas é! Se Deus criou este mundo é natural que outros mundos tenham existido ou existam seria estúpido pensar de outra forma pra não dizer um tanto ingênuo! Que toda verdade do universo se resume na Bíblia um conjunto de escrituras de vários profetas que foi modificando, alterado mais de 200 vezes por homens comuns, religiosos e outros suspeitos… Francamente! Desperta tu que dormes…

      • Rasta muito feliz seu comentário! Concordo plenamente! Acredito que o site está fazendo questionamento desnecessários.

      • O profeta Brigham Young tinha um vasto e profundo conhecimento dos mistérios do Reino.Como pode-se supor que o que ele disse naquela época,poderia ser refutado,hoje, pelas Autoridades da Igreja de Jesus Cristo.?Não faz sentido.Por isso não entendi o questionamento quanto ao assunto.

    • Quem iria mudar o sentido da escrita e fornecer nova interpretação a ela? A Primeira Presidência Rasta? os Doze Apóstolos?preste bem atenção no que você está falando. A Igreja de Jesus Cristo é verdadeira e o que foi escrito sobre o assunto permanece inalterável.Parece-me que você não tem um testemunho de nosso Profeta e de sua atuação á frente desta Obra de Deus. Os seus dirigentes não estão brincando de Igreja e doutrina. Eles estão onde estão porque o Senhor assim deseja. Talvez um outro tipo de interpretação possa ser dada por muitos membros tradicionalistas e um tanto desinformados .E a confusão deva partir justamente daí,em minha opinião.

      • Puxa vida, então ta todo mundo em apostasia, pois abandonaram a poligamia e tão até conferindo o sacerdócio pros descendentes de caim.

  1. Legal, na verdade todo o discurso é bem interessante, sobre a queda e a necessidade da expiação. E para mim tanto faz, embora faça mais sentido acreditar que em muitos mundos o Salvador seja Jesus Cristo, pois, não é dito que Ele criou mundos? “E pela palavra de meu poder criei-as, a qual é meu Filho Unigênito que é cheio de graça e verdade. E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito.” (Moisés.1:32-33)
    OU seja, entendo que cada mundo tenha seu Salvador, como Brigham disse, mas nada impede conciliar as duas verdades, ou seja, Jesus pode ter sido Salvador de muitos desses mundos, creio que os que o Pai e Ele criaram estejam sob a Sua salvação.

    • A própria escritura citada prova que para os infinitos mundos só pode haver um Salvador. Sendo Jesus, primogênito e unigênito, se houvessem outros não seria primogênito tampouco unigênito… Mais fácil e coerente aceitar que Brigham Young deu uma viajada na maionese como de outras vezes… Por exemplo, quando disse que haviam habitantes no centro da terra.
      Eu tenho a impressão que de alguma forma alguns destes profetas tinham acesso a mitos judaicos, como o da grande caverna chamada “marpelá”, mas isso é uma longa história.
      Voltando a questão, se há infinitos mundos (fato incontestável) , pela afirmação de Young deveriam haver infinitos primogênitos (que não poderiam ser mais chamados primogênitos) e todos passariam pelo Getsemani (???). Todos no mesmo momento? Por que se em momento diferentes então D’us seria masoquista… Vejam que o cenário todo é inverossímil… É muito mais coerente pensar em um único Salvador, primogênito e unigênito na carne…
      Pensar de outra forma gera uma outra questão… Um problema mais sério quanto a condescendência de D’us… (Doutrina na qual os mórmons creem, inadmissível para judeus). O fato de um D’us se permitir possuir uma mortal… Mas temos mais problemas (na realidade um problema vai nucleando outros como numa fusão atômica). Segundo a visão mórmon YHWH (traduzido como Yavé ou Jeová) é o D’us do velho testamento, criador deste mundo… E de muitos outros… Sendo isto verdade a condescendência Divina nos leva a um fato novamente improvável e inconcebível… O de Jeová (Jesus Cristo segundo a visão mórmon) ter gerado sua própria concepção em uma mãe mortal… Isso multiplicado infinitamente para os outros mundos… Mas poderíamos aceitar o fato do Espirito Santo ter gerado (tem uma polêmica de que teria sido Adão) qualquer que seja a saída o molho fica mais caro que o salmão…
      Os profetas erram, viajam sim. E não é uma questão de não acreditar ou ter testemunho neles ou deles. É apenas uma questão de maturidade espiritual aceitar que eles erram.
      Brigham Young errou nesta afirmação como errou quanto aos habitantes do centro da terra como em outras visões que alguns dizem ser inspiradas…
      Shalom a todos
      Abraço

      • Antonio apenas uma pergunta fora do contexto, como faço para por minha foto no perfil, quero mostrar a minha cara, não quero ficar escondido atras de um ícone…

      • Silvio, você pode clicar no ícone do Google ou do Facebook e fazer log in quando for escrever seus comentários. Os seus avatares dessas contas irão ficar visíveis ao lado dos seus comentários. Ou você pode criar um perfil no WordPress ou no Gravatar e usar esses perfis para escrever comentários.

      • Voce está equivocado…..
        Não faz muito tempo (sete anos atrás), nas aulas do templo eu aprendí que, literalmente, vou organizar a materia dispersa no espaço e transformarei essa materia, pela autoridade do sacerdócio a mim conferida em mais um mundo e serei governante dele !
        Não é lindo ?
        E eu que pensava que não passaria de um relez ser humano….
        É isso que a Igreja ensina HOJE.
        Eu acreditei na época, acredito mais ainda hoje.
        Será que eu estou ficando louco ?

  2. Apóstolo TDS, na verdade, sobre a existência de vidas em em outros mundos não é ficção para os santos dos últimos dias, mas, faz parta da doutrina e das escrituras que cremos, por exemplo:

    “Que por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus.” (D&C.76:24)

    • Okay, irmão Soares. Eu não sabia desse detalhe. Na verdade na verdade sei pouco ou quase nada sobre as crenças dessa religião. Mas de uma coisa sei muito bem: que os líderes religionistas têm dominado os crentes a ponto de fazê-los crer em muitos absurdos.

      Não seria esse mais um?

      Apóstolo TDS

      • Bom, a Bíblia está cheia de absurdos! Não seriam eles vários? Enfim… Não há provas de que isto não seja assim então ou cremos ou não mas é um direito uma escolha. Eu creio porque o evangelho restaurada faz todo o sentido e tem toda a lógica para explicar todos os detalhes enquanto o pseudo evangelho “protestante” me parece pura loucura sem sentido e desconectada de qualquer lógica! Um Deus que te ama mas vai tocar te no fogo eterno para sempre mas ele te ama? Um fogo que te queima por toda eternidade e não apaga? Gafanhotos gigantes que vem comer a carne dos homens? Acreditar em tudo isso de forma literal não é um absurdo? Um homem criado do “barro”… Não faz o menor sentido! Já descobrimos até a existência do DNA (E não é barro) o evangelho restaurado te dá uma visão mais inteligente e lógica do próprio evangelho. Por exemplo: Porque cristo nasceu de maria? Na crença “maluca” simplesmente se diria -”Ele nasceu de uma mulher virgem através de um poder especial ….” Bom, na verdade, ele nasceu de “Deus” o Pai que desceu ou arrebatou a virgem Maria (Moriah) (Com quem ele havia previamente feito convênio. Isto não está nas traduções da Bíblia foi removido) e teve um filho com ela! Isso mesmo! O Pai eterno teve um filho de carne e ossos Yahooshua o “Jesus” por isso ele é o filho unigênito e o único que nasceu da carne de um “Deus” ou seja , um semi-deus mas porque então ele nasceu de uma mulher mortal? Simples, não através da carne de “EVA” a mãe de muitos! Que todos nós fomos gerados? Você não nasceu de um mulher? Não foi “EVA” que comeu primeiro do fruto e depois ofereceu a “ADÃO” PAI DE MUITOS! Pensa então! A mortalidade foi herdada! Antes disso eles tinham corpos perfeitos e imortais! Porém, cristo precisava herdar a mortalidade do corpo ! E foi isso que ele fez nascendo de uma mulher mortal! E de um Deus imortal! Logo ele herdou o corpo imperfeito com a queda para poder superar e vencer a morte! Bom, não vou me aprofundar mais neste assunto porém, acho que esta é um pequena demonstração do abismo que existe entre o conhecimento do evangelho restaurado (da pura fonte) e o conhecimento do homem “do livro manipulado Bíblia” e não venha me dizer que já sabiam disto! Quem trouxe está visão para o mundo primeiramente foi Joseph Smith antes deles estes assuntos eram evitados por todas as congregações por dizerem ser algo muito herege etc…. Desperta! Aqueles que dormem…

      • Olá, irmão rasta. Saudações.

        Em primeiro, não acredito nas crenças apontadas como ‘absurdas’, pelo irmão. não creio que os Deuses ‘queimem pessoas’ num mitológico ‘inferno’. Ademais, não acredito que somos literalmente e “barro”. Sei que meu ADN não é de barro.

        Nós, as Testemunhas dos Deuses Santos, estamos redescobrindo as verdades. Porém, ao fazermos isso, os Deuses têm nos dito sistematicamente: ‘não blasfeme da minha Palavra – quer escrita, quer falada’. Tenho indagado Deles quais escritos contém s Sua “Palavra” e Eles me disseram: ‘Pesquise os Escritos Sagrados dos antigos povos, adoradores Nossos – os Judeus antigos – ao passo que desconfie e/ou abomine os escritos inventados e que foram escritos por homens convencidos que viram um fantasma’.

        Daí, irmão, não tenho motivos, assim como o irmão tem, de abominar a verdadeira e Santa Palavra dos Deuses santos, cujo nome de todos eles, em português, é Jeová ou Javé. Dizer que a Palavra dos Deuses é, na verdade, a ‘palavra de evangélicos’, como disse o irmão, constitui uma séria ofensa religionista. ainda bem que sou ungido e, desta forma, as ofensas contra os Deuses ou contra seus representantes – e contra Sua Palavra verdadeira – não tem sortido nenhum efeito.

        Que a paz dos Deuses santos o envolvam, irmão pasta.

        Apóstolo TDS

      • Bom, não é a palavra de ninguém que desvalorizo, mas as coisas inventadas e mescladas e as removidas das escrituras. Por exemplo: Você diz que o nome é Javé ou Jeová etc… isto é um equívoco! Jeová não é um nome é um título assim, como “presidente, juiz, etc…” o nome de Deus é YAHOO e de cristo é YAHOO-SHUA pesquisa e irás descobrir. Logo, se os Deuses como fala falariam a você não te falariam o nome verdadeiro deles? Complicado estes paradigmas. Enfim, a Bíblia hoje é um instrumento que server para várias interpretações pois cada um lê e interpreta da forma que bem entende e “pum” se te um adoutrina verdadeira e 100% correta mesmo que na maioria dos casos os ensinamentos estejam totalmente contrários o que a própria Bíblia ensina! Eu não creio na bíblia da forma que as pessoas creem eu creio em escrituras e isto é um pouco diferente.

      • Quando me referi em absurdos na Bíblia não estava referindo me que ela tem absurdos mas que do ponto de vista de alguém podem parecer absurdos. Foi uma metáfora! Porque você disse que a doutrina de BY era um absurdo! Apenas ressaltei que a Bíblia tem seus absurdos também?

      • “. . .. Porque você disse que a doutrina de BY era um absurdo!” – Isso é um absurdo, irmão rasta. Eu não disse isso não!

        Repare bem lá em cima.

        Primeiro eu afirmei: “Líderes religionistas têm dominado os crentes a ponto de fazê-los crer em muitos absurdos.”

        Daí eu perguntei: “Não seria esse mais um?”

        Perguntar não é afirmar, mas se a carapuça serviu, como diz o velho ditado, então isso explica o porque o irmão sentiu-se meio que ofendido e cheio de zelo para defender seu líder espiritual.

        Aproveito para dizer-vos que sou uma Testemunha de Jeová e, mesmo na minha religião, pela existência de um Corpo de Governantes – estes são os líderes máximos de lá – temos muitas crenças absurdas. Mas, graças à ação do “espírito dos Deuses santos” em minha vida, tenho me libertado de todos os “mandados e ensinos de homens”. (Daniel 4:8, 9; Colossenses 2:22, TNM.) O irmão também teria essa coragem? Teriam todos vós, mormones, coragem cristã de derrubar de seus lombos esses líderes balaônicos? – Veja a revelação sensacional da parte de Jeová (que não é título, mas o nome dos nossos Deuses – título é “Senhor”, “Deuses”, “Pai”, “Criadores”, etc, etc.) baixando a revista da verdade, A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos, aqui.

        Apóstolo TDS

      • Reforço que “Jeová” não é o nome de Deus o nome é “Yahoo” pois nem mesmo a letra J existe ou existia no aramaico ou hebraico este nunca poderia ser um nome hebraico! Mas se você ler a Bíblia original ou até mesmo na sua TJ se ainda não foi alterado! Verá que as referências a Deus são feitas como “EU SOU” criei o mundo “EU SOU ” isto aquilo! E por fim “EU SOU ” é conectado a JEOVÁ mas logo a frente irá encontrar verssículos dizendo ‘EU SOU MORRI PELOS PECADOS DO MUNDO!” sim mano na sua própria Bíblia modificada! Deus pode morrer? Claro que não isto se refere ao título de Cristo JEOVÁ! O que quero dizer é, estão todos equivocados! No que ser refere a interpretação da Bíblia! Você diz para eu ler este teste “sentinela” isto não me diz a verdade é apenas a opnião sua interpretação o que eu respeito é um direito seu, porém! Nas escrituras não há tal afirmaçaõ! A não ser por equivoco quanto abandonar falosos lideres? haha. Eu digo-te o mesmo -”Nos últimos dias haveriam falsos profetas” quem são eles? Aqueles que deturpam o verdadeiro sentido do evangelho enfim esta discussão acaba por aqui porque não me interessa provar nada a você eu conheço muito bem as escrituras para saber, só não citei elas aqui porque não tenho a intenção de destruir sua crença. Boa sorte! Seja livre para crer no que desejar mas não me tire esta liberdade também…. Abraço fraternal!

      • apostolotds, pode ser irmão, mas, se olharmos assim, tudo pode ser visto desse mesmo, como abrir o mar e passar no seco, entrar dentro de um peixe, arca mágica, burro que fala, ressurreição, seres de outros lugares, etc, etc, etc.

  3. Seria considerada uma doutrina apóstata por aqueles que não leem e estudam as escrituras, membros ou não, pois o livro de Doutrina e Convênios está repleto destes ensinamentos, sim , a doutrina de outras Terras é verdadeira e real.

    • Verdade Alexandre.Faz-se desinformado quem quer. A Pérola de Grande Valor tem tudo de mais profundo e esclarecedor.

  4. Para enriquecimento deste assunto, sugiro a leitura do livro The Infinite Atonement, de Tad R. Callister. Ao usar-se apenas de material declarado como doutrinário (tendo sido citado vez ou duas por autoridades gerais como excelente fonte de estudo), esse livro se mostra como um farol claro para a doutrina mais importante e mais mal compreendida na igreja.

  5. Lembrem-se que trata-se de uma citação; um provável discurso do Pres. Young. Ele estava divagando sobre pontos do Evangelho que não nos foi dado conhecer. Ele não estava fazendo uma profecia ou, menos ainda, não recebeu uma revelação dos céus.

    Nem tudo o que os profetas dizem são revelações.

    • Resposta para o que?
      Na investidura D’us pergunta a Lúcifer: – O que fizestes aqui? Lúcifer responde: Fiz o mesmo que se fez em outros mundos…
      Mas Lúcifer é o pai do que mesmo? (Logo o que ele está afirmando não é verdade) Ele fala desta forma para que se deixe de crer que um único Salvador só poderia nascer nesta terra.

  6. Bom, eu não vejo absurdo nenhum nas palavras de B.Y., afinal, a doutrina ensina que criaremos mundos, daí a sermos redentores é apenas mais um passo….
    Sabe…o que eu tenho aprendido nesses ultimos anos é que não só devemos seguir os ensinamentos de Cristo mas sim prepararnos para fazer as mesmas coisas que Ele fez quando chegar o momento, é isso…
    Outras religoes ensinam a idolatrar o Mestre, a essencia de nossa crença é a de evoluir até o Mestre, isso é possivel ?
    Não, pelo menos nessa vida não é possivel alcançar o grau de superioridade do Mestre, mas eu não duvido que as proximas geraçoes vão estar mais perto que nós.
    O Jesus Cristo que foi mandado à Terra é nosso irmão mais velho, Ele tem poderes e atributos que vamos levar anos para entender, MAS UM DIA VAMOS ENTENDER E REALIZAR tais coisas que Cristo fez aqui na Terra.
    Aqui se falou em absurdos contidos na Biblia, imagine só se tivessem “autorizado” a entrada de alguns Evangelhos que hoje são chamados apocrifos, Evangelhos que falam de um Jesus Cristo que era capaz de queimar uma pessoa apenas com o olhar, outro que contava a versão completa de Pedro e o mago Simão num desafio em praça publica para ver quem tinha mais poder, enfim, muita coisa que parecia absurda foi “editada” na versão light do Evangelho que nós chamamos de Novo Testamentos, e outras do Velho Testamento continuam absurdas até hoje.
    Uma boa leitura de alguns livros apocrifos ajudam a entender quanta coisa foi levada pra debaixo do tapete, mas pra que eu digo tudo isso ?
    Até hoje, mesmo naquela que é chamada de “A verdadeira Igreja de Jesus Cristo”, a doutrina incrivel, justa,doutrina onde tudo se encaixa, está sendo jogada pra debaixo do tapete também e estamos caminhando a passos largos para uma versão light dos Santos Dos Ultimos Dias, a pergunta que faço aos nobres irmaõs é :
    A quem nossos queridos lideres estão tentando agradar ?

  7. É clara a evidência que cada terra possui seu Redentor. Como disse o Jonas Viotto: quem já passou pelo templo…
    Ou ao menos deveria ter notado, refletido, ponderado e perguntado ao Pai Eterno – uma doutrina que foi ensinada por um Profeta, e sendo da boca dele é o mesmo que ser da boca do Pai, pois foi ele quem Revelou a Teu Servo.

    • Não é clara nem evidência… No filme do Templo Lúcifer diz que sua ação tinha sido realizada em outros mundos… Mas isso saído da boca do pai das mentiras como deve ser interpretado? Como verdade? Então não é evidente tampouco claro…
      Vamos explorar a questão da condescendência de D’us… A condescendência de D’us é uma doutrina mórmon que afirma que D’us se permitiu ter relações sexuais com uma mortal… Isso gera um desdobramento “esquisito” que é o fato de Jesus sendo o D’us do velho testamento, na ideologia mórmon, ter fecundado sua própria mãe? Esquisito isso… Podemos seguir o que é dito no livro “Doutrina Mormon” o que acende uma polêmica ainda maior.
      Se há um D’us Pai para vários mundos e um Salvador para cada um destes mundos então este D’us teria que ser muito condescendente concordam? Eu diria que seria uma condescendência beirando a luxuria… Demasiadamente humano esse D’us… Isso mancharia sua alma divina… Por uma coisa é a necessidade de um Salvador… Outra é repetir indefinidamente um processo carnal…
      Mas alguns vão dizer, mas Maria concebeu magicamente do Espirito Santo… Então não leram o livro Doutrina Mormon…
      Se leram e discordam do livro Doutrina Mormon, se acham que é apenas a opinião do autor e não uma revelação do apostolo Bruce R McConkie, então chegamos ao porque de muitos de nós não entender a doutrina de vários Salvadores em vários mundos de BY…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s