Curso realizado em Porto Alegre

Durante o mês de junho, realizei em Porto Alegre o curso Introdução à Doutrina de Nauvoo (1939-1844). Com encontros nas tardes de sábado, tivemos 10 horas de estudo sobre o período mais revolucionário do mormonismo do séc. XIX. Com uma abordagem histórica, buscamos compreender os ensinamentos de Joseph Smith em seus últimos anos de vida, as inovações organizacionais e ritualísticas daquele período, incluindo os primórdios do que pode ser considerado o verdadeiro ápice da obra de Joseph Smith: as ordenanças do templo.

Para minha surpresa, a primeira dificuldade foi achar um local para o curso. Alguns espaços de co-working em Porto Alegre simplesmente se negaram a alugar um espaço para a realização de um curso sobre história da religião. (Como a ABEM vem realizando sua Conferência anual em espaços de co-working na capital paulista, não contava com o preconceito ou provincianismo da minha cidade natal.) Mas consegui finalmente encontrar um espaço bem-localizado que nos recebeu sem reservas.

Ao promover o curso nas mídias sociais, houve muitas pessoas interessadas. Preciso dizer inclusive que recebi muito mais reações positivas do que de desconfiança. Dado o ineditismo do curso, sem vínculos com a IJCSUD, recebi também, claro, críticas e acusações. Um homem que se apresentou pelo Facebook como bispo de uma ala da cidade até prometeu “jogar um balde de água fria” em minha iniciativa. Mas a valentia dele foi meramente virtual.

Enquanto a internet às vezes favorece os que se dispõem ao conflito e à crítica desinformada, a boa e velha interação pessoal, face a face, pode criar um ambiente de maior harmonia e busca de entendimento. Isso se confirmou nas aulas de junho.

Ao todo, tive quatro alunos na sala de aula e outros quatro que participaram por Skype. Nosso pequeno grupo primou pelo respeito e cooperação. Eram pessoas com diferentes níveis de escolaridade – de ensino fundamental a doutorado – e diferentes experiências como membro da IJCSUD – incluindo uma jovem não-mórmon. Todos tinham em comum um forte interesse pelos temas tratados e a disposição de lidar com um novo conhecimento.

Desde o início, esclareci que os fatos ou doutrinas estudados não seriam “pregados”, nem seria enfatizada uma “aplicação prática” dos mesmos. Assim, poderíamos ter a liberdade de estudar, por ex., sobre os primórdios do casamento plural sem a preocupação de encaixá-lo em nosso sistema de crenças espirituais. E sem o objetivo de formar novos polígamos.

Outros temas, ainda, seriam totalmente novos para a maioria dos inscritos, como a formação do Conselho dos Cinquenta e do Quórum dos Ungidos, de forma que não seria possível encontrar paralelos com a moderna IJCSUD ou mesmo corroborar certos fatos históricos em publicações atuais da Igreja. Para isso, busquei usar fontes primárias – documentos de época, como artigos de jornais, entradas de diários, cartas e alguns trechos de Words of Joseph Smith. Ficaria, portanto, o desafio – nada simples, na minha opinião – de não transpor ao passado nossa compreensão sud atual. Até onde percebi, o grupo esteve à altura do desafio.

Foi muito gratificante ver o aprendizado daquele pequeno e seleto grupo e como foram capazes de lidar com informações novas e inesperadas. Uma das alunas afirmou no último dia de aula que lidava então melhor do que no primeiro dia com essas informações e conseguia também entender que os mórmons do séc. XIX eram pessoas que podiam cometer erros. Outro aluno expressou sua gratidão pelo conhecimento adquirido em aula e como o ajudou a ter uma melhor apreciação da obra de Joseph Smith.

A ótima experiência que tive ensinando (e aprendendo com) essas pessoas também me fez lembrar da proposta lançada aqui pelo Kent Larsen de organizarmos um curso de estudos mórmons online. Sim, há um público para isso.

Aos alunos do curso Introdução à Doutrina de Nauvoo (1939-1844) fica aqui meu profundo agradecimento pelo interesse e participação. Vocês também me inspiraram a ter mais coragem para divulgar os estudos mórmons no Brasil.

12 comentários sobre “Curso realizado em Porto Alegre

  1. Legal, Antônio. Parabéns pela iniciativa!

    Espero que possamos cada vez mais ter cursos como esse e que possam ser aumentados também não somente os espaços online como também os espaços físicos, onde se possa estudar de maneira sincera a história do mormonismo.

  2. Como posso adquirir material impresso ou pdf do curso? Me interesso muito, porem nao tenho tempo de participar dos cursos. Pfv!

  3. Olá Antonio, muito legal tua iniciativa…
    podemos ter acesso ao material que utilizastes no curso?
    previsão de quando ocorrerá um online?

  4. Olá Antônio!
    Ficaria extremamente feliz em ter participado deste rico curso que ministrou – Meus mais sinceros parabéns pela iniciativa e desejo de enriquecer nos com o vozes mórmons e seu conhecimento. Tem me agregado muito. Caso decida realizar algum curso online, qual seja a forma quero participar.
    Uma dica: á um aplicativo que pode ser utilizado tão bem quanto o Skype, é o Raidcall (Cria se uma sala e todos instalam em suas maquinas, sendo possível ter escrita e áudio com muitas pessoas ao mesmo tempo.

    Forte abraço.

  5. parabens pela iniciativa, tinha me inscrito no curso para ver via skype, mas motivo de força maior me impediu e perdi as aulas, vamos ver se no próximo curso consigo participar me avise por favor.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s