Há abuso nas entrevistas?

Imagem: lds.org

Imagem: lds.org

O texto a seguir propõe uma importante reflexão sobre os propósitos e limites das entrevistas conduzidas por líderes na Igreja sud. Seu autor pediu que fosse publicado anonimamente para evitar danos à sua reputação como membro.

Certa vez, minha mãe comentou comigo o trauma que tivera no confessionário da Igreja Católica. Segundo ela, o padre foi invasivo nas perguntas sobre sexualidade: “acho que ele usava aquelas conversas pra se excitar”, ela reclamou.

No Mormonismo, a confissão a um líder da igreja é condição “sine qua non” para o processo de arrependimento de certos pecados.

Para melhor aperfeiçoar os santos, são feitas entrevistas de rotina; ou seja, mesmo que não parta do fiel a iniciativa de externar a transgressão, ele é convidado ao bispado, onde pecados lhes são sugeridos para facilitar a confissão.

Creio que todo mórmon de algum modo passa por constrangimento nas entrevistas, em especial, no período da puberdade. Lembro-me do nervosismo que sentia quando me era perguntado sobre masturbação e coisas afins. Era muita maldade fazer aqueles jovens falarem sobre coisas tão íntimas e pessoais.

Antes de ir pra missão, fui chamado como conselheiro dos rapazes. Um dia, o presidente veio se aconselhar comigo: “estou muito preocupado; quando falei sobre masturbação na aula da OR, os rapazes ficaram sem graça, olhavam pro lado… acho que estamos tendo sérios problemas com isso na ala”. Esse presidente da OR hoje é bispo. Fico pensando como ele contorna o “problema” de seus jovens algumas vezes interpretarem mal o projeto “Mãos que Ajudam”, agora que ele pode perguntar isso diretamente a suas ovelhinhas pecaminosas.

Jamais esquecerei meu primeiro domingo no CTM. O discurso foi sobre arrependimento, e O milagre do perdão, a principal referência bibliográfica. Infelizmente não foi citada a parte cômica (aquela que identifica o Pé Grande como sendo Caim), ficamos só na lista de pecados sexuais, e como sofreríamos assim como Jesus sofreu caso não confessássemos que de vez em quando colocávamos pra funcionar aquilo que Boyd K. Packer chamou de “pequena fábrica”.

O sadismo daquele líder do CTM me chamou atenção, parecia sentir prazer em ver que aquilo havia causado constrangimento naqueles adolescentes. Após o discurso, se dirigiu aos élderes e perguntou se alguém queria conversar com ele. Dois ou três, com semblantes chorosos, entraram em sua sala.

Anos depois, aconteceu comigo uma coisa bem interessante. Fazia pouco tempo que minha mãe havia falecido, e eu achava que a intromissão dos membros da igreja na minha vida havia morrido também. Ledo engano!

Devia ser uma sexta feira, fui visitar minha namorada, hoje minha esposa. Começo de namoro, sabe como é; aquela vontade de tá junto. Terminei perdendo o último ônibus e tive que dormir na casa de minha amada. No domingo seguinte, alguém me chamou na aula do Quórum e disse que o bispo queria falar comigo. Entrei no bispado e sentei-me na cadeira dos réus. Com toda truculência, o bispo perguntou: “Você está tendo relações sexuais com sua namorada? Soube que você anda dormindo na casa dela”. Nem Orwell imaginaria que o “Grande Irmão” estava assim tão presente. Pude entender o que era a “liberdade vigiada” da letra dos Paralamas do Sucesso.

Conversando com colegas que confessaram ter quebrado a lei de castidade e passado por ações disciplinares, espantei-me dos detalhes que lhes eram perguntados para que fosse “diagnosticado” o grau do pecado. Onde foi? Com quem foi? Como foi? Fizeram isso? E aquilo? Como se tratava de bispos fazendo perguntas íntimas não somente a homens, creio que a conclusão que minha mãe tivera sobre o sacerdote de sua antiga igreja poderia muito bem se aplicar aos líderes da tradição religiosa em que ela me criou.

Há abusos em nossas entrevistas? E nos tribunais do sumo-conselho? Vocês passaram por coisas assim?

Sobre estes anúncios

47 comentários sobre “Há abuso nas entrevistas?

  1. Infelizmente muitos de nossos líderes tem agido sem tato, mas não todos, o fazem apenas aqueles que não leem (e se leem não compreendem) o que diz o Manual de Instruções da Igreja Vol. 1, que mostra a forma de conduzir uma entrevista sem constrangimentos para o membro.

  2. E muito sério ver que muitos lidéres na igreja que se comportam como verdadeiros inquisitores, já vi e ouvi lideres dizer que Deus estava chorando por eu ter pecado.Ora bolas vamos falar sério. Foi em nome de Deus que mais se matou nesta terra e digo mais,nem sempre foi por Seu nome,mas pela vontade do próprio homem.Sou lider no bispado de minha ala e não suporto ver alguem antes de iniciar uma entrevista,busca o MGI ou lista de pecados e suas condenações.Onde está então a inspiração e tato ao tratar da vida de pessoas, as vezes parece que ainda estamos vivendo a lei de Moises e esquecemos, que ao Salvador foi apresentada uma mulher que foi encontrada em pecados,e não lembro de o Senhor ter dito “Estás condenada” Ele disse onde estão os teus acusadores? Vai e não peques mais.é muito simples e por ser tão simples os lideres complicam, e muitas vezes perdem a oprtunidade de ensinar e se deixam levar pela vontade de condenar.Eu sempre digo que o evangelho foi criado de uma forma bastante simples de se viver mas que os homens o tornaram tão duro , que se torna difícil de se viver.

    • Exato. O estandarte que eu prego irmão Nilton é justamente este, ESSE É UM EVANGELHO DE PERDÃO, RECOMEÇO, UM NOVO INÍCIO, É LEVANTAR, SEGUIR EM FRENTE E NÃO OLHAR PRA TRÁS! O Arrependimento e o desejo de mudança é e sempre será, mais louvável que o pecado em si.

  3. É TRISTE VER O QUE ALGUNS LIDERES FAZEM NESTAS ENTREVISTAS E ATÉ EM CONSELHOS DISCIPLINARES ,JÁ PARTICIPEI DE ALGUNS QUE OS IRMÃO TIVERAM QUE CONTAR SEUS PECADOS PARA TODO OS 10 MEMBROS PRESENTES,FOI TERRÍVEL ATE PARA MIM.

    • o pecado trás consequências se não deseja ser constrangido… não peque… se pecou aguente com as consequências… colhe-se o que se planta… queres pecar e passar impune… em todas as coisas… o arrependimento requer humildade… e resistir é um impulso do orgulho…

      • A autoridade de julgar está com o sacerdócio porém, em que nível deve ser executado um julgamento?

        Primeiro,

        Não existe homem neste mundo que possua autoridade para perdoar pecados!
        Podem confessar até para um anjo! Nem assim, serão perdoados apenas por confessar.

        Segundo.

        Não existe sentido e propósito em causar dor espiritual, tristeza e sofrimento a um pecador além do que ele já está passando.

        Terceiro.

        Deus sabe perfeitamente qual foi o pecado ele fez, e exactamente como o fez porque ele conhece todas as coisas!

        Quarto.

        Da mesma forma que julgares sereis julgados no último dia.

        Só existe um que pode perdoar! NOSSO PAI CELESTIAL!

        Ele escolhe quem quer perdoar más de nós é requerido que perdoamos a todos.

        O confessar, correto deveria ser da seguinte forma:

        1) Se você cometeu um pecado que as consequências afetam apenas você e ninguém mais! NÃO HÁ NECESSIDADE ALGUMA DE CONFESSAR EXCETO PARA DEUS! (Princípios do evangelho antes de ele ser reescrito.)

        2) Se você cometeu um pecado que pode colocar a IMAGEM DA IGREJA EM DÚVIDA! OU SUA POSIÇÃO NA IGREJA ! OU AS CONSEQUÊNCIAS AFETAM TERCEIROS!
        (A IGREJA TEM O DIREITO DE TOMAR CONHECIMENTO) (BOM SENSO)

        3) POR MOTIVO DE (IGNORÂNCIA) DAS ESCRITURAS! DA LEI E FALTA DE PLENITUDE DE ESPÍRITO! Alguns, pensam que devem escutar um pecado com os mínimos detalhes para que possa fazer um JULGAMENTO?

        NÃO É DEUS QUE CONHECE O CORAÇÃO DO HOMEM?
        NÃO É O ESPÍRITO DE DEUS QUE CONHECE TODAS AS COISAS?
        AS QUE FORAM, AS QUE SÃO, AS QUE SERÃO?

        NÃO É UM (LIDER) GUIADO E INSPIRADO PELO ESPÍRITO DE DEUS?

        (Desulpem-me irmãos)

        Mas eu surto com isto ! Porque acho ridículo! Apenas a ideia de quem irmão desses pequenos tenha que passar por um absurdo desses! Me faz ferver ! o Sangue o espírito ! Que DEUS SEJA O JUIZ ENTRE NÓS NO ÚLTIMO DIA!

        EU AMO MEU PAI ! CONFIO NELE E NA SUA SALVAÇÃO!
        EM CRISTO!

        Não existe nada nem ninguém entre eu e ele nada!
        Exceto meu salvador!!!

        Aos que julgam hoje, que pensam que pelo conhecimento do homem e pela carne , podem usar lógica (booleana) para decidir o que é pecado e o que não é ? Digo, maior pecado é este que fazem! Julgar um irmão com crueldade.

        Não estou dizendo que confessar não seja necessário! NÃO MESMO!

        Mas estou dizendo, que ser exposto ao ridículo! Ter que detalhar, acções, etc…. só provam uma coisa! QUE FALTA AMOR! FALTA REVELAÇÃO! E FALTANDO ISTO TUDO FALTA JUSTIÇA!

        Eu conheço o espírito o suficiente! Para olhar para a face de uma pessoa, ela me dizer, -“Irmão eu cometi um pecado, feio eu (por exemplo) não resisti e transgredi a lei da castidade, transei com uma prostituta!” E logo em seguida, não preciso perguntar para ele que tamanho era o quadril da prostituta, o que ela fez ou não com ele na cama, para que eu possa julgar? EU TERIA ATÉ VERGONHA! SE EU PRECISASSE OUVIR ISTO PARA RECEBER UMA (REVELAÇÃO)!”

        VERGONHA! DE SER UM LÍDER E NÃO SABER O QUE É REVELAÇÃO! NÃO TER O ESPÍRITO COMIGO! FALANDO COMIGO CLARAMENTE!

        Líder?

        Isto é vergonhoso!

        Um verdadeiro líder liderá por AMOR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO!
        AMOR A DEUS ACIMA DE TUDO! (ATÉ DO FUTEBOL)

        JAMAIS, DEVEMOS GENERALIZAR! Claro que existem muitos bons lideres, eu conheço vários. Pena que existem também os maus.

        Mas, lenbre-se, a todos é dado o direito , o trabalho o serviço!

        Só que uns esquecem que são MORDOMOS e que não estão comprando BENÇÃO com MÉRITOS!

        (AINDA QUE FAÇEIS TUDO! SEREIS SERVOS INÚTEIS.) [ O Inteligente ! Tú não faz mais que tu a obrigação e ainda MUITO MAL FEITA! Porque se o PAI quisesse algo perfeito te digo mandavam um ANJO FAZER! Ele por amor simplesmente te dá a oportunidade de fazer coisas para teu próprio progresso!

        Em doutrina e convênios é dito!

        Se pecar, busquem arrependimento se errarem busquem sabedoria.

        Ou seja, pecado ir contra os mandamentos e leis de Deus, outra coisa é ignorância.

        2+2 = 4 se eu disser 2+2 = 22 eu preciso aprender matemática NÃO TEM NADA HAVER COM ARREPENDER!

        Porque ele disse?

        Quando dizes não vemos não tens PECADO ALGUM!!!
        Porém quando dizes vemos seus PECADOS PERMANECEM!!

        Existe sim um julgamento feito pela AUTORIDADE DO SACERDÓCIO!

        Mas, com A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO E O AMOR AO PRÓXIMO!

        Mas aqueles que são julgados digo o seguinte!

        Não rebelem-se contra seus juízes não se inclinem diante dos homens, mas sim diante do sacerdócio eterno!

        Porque, Deus é o vosso juiz e fará justiça no último dia!

        DAVI -! mesmo sabendo que SAUL queria tirar-lhe a vida! AINDA ASSIM O RESPEITO COMO REI DE ISRAEL!

        Porque? Ele sabia e tinha esperança que DEUS ! Mudasse o pensamento de SAUL e ele voltasse ao arrependimento. Que maravilhosa lição temos neste exemplo!

        INCLINEM-SE AO SACERDÓCIO ETERNO! NÃO A HOMENS!

        Digo simplismente para todos o mesmo que Cristo disse.

        -“QUEM NÃO TEM PECADO QUE JOGUE A PRIMEIRA PEDRA!”

        O PAI falou!

        Quando eu perdoo um pecador, não mais lembro dos seus pecados! Mas os lanço no mar do arrependimento!

        QUEM SOMOS NÓS PARA FICAR LEMBRANDO E REMOENDO PECADOS?

        Não julgueis, mas se tiver que o fazer, faça-lo COM JUSTIÇA ! PELO ESPÍRITO!

        O espírito de Deus não é um objeto que nós escolhemos usar ou não ele é um DEUS MEMBRO DA TRINDADE ! DEVEMOS RESPEITO A ISTO!

        Deixe ele usar você como instrumento! Não o contrário!

        Esta obra não é do homem! É de Deus.

        Eu confessaria qualquer pecado que fosse contra Deus, contra a igreja ou contra meu próximo. Mas jamais detalharia estupidamente estes pecados! Porque sei que o homem não tem a autoridade de perdoar! Sei, que para me arrepender, preciso perdoar a mim mesmo antes de espera que outros me perdoem! E sei que somente deus CONHECE MEU CORAÇÃO!

        Se os julgamentos desta natureza devem serem executados pela carne. (lógica, filosofica, conhecimento, sentidos, ouvir, ler etc…)

        digo!

        -“OS JULGAMENTOS DOS HOMENS NÃO REFLECTEM A MINHA JUSTIÇA”.
        -“PORQUE MEUS PENSAMENTOS SÃO ELEVADOS!”.
        -“PORQUE O HOMEM NÃO CONHECE E NÃO TEM A MINHA PLENITUDE”.
        -“PORQUE TODOS PECARAM E PORTANTO ESTÃO DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS”.
        -“PORQUE AQUELE QUE DIZ, NÃO TENHO PECADOS JÁ ESTÁ PECANDO”.
        -“PORQUE NÃO NOME DADO NESTE MUNDO PELO QUAL ALGUÉM POSSA SER PERDOADO QUE NÃO SEJA O DE YAHOOSHUA O MESSIAS.
        -“NÃO EXISTE PODER QUE POSSA PERDOAR QUE NÃO SEJA A EXPIAÇÃO”.
        -“PORQUE O ESPIRITO DE DEUS CONHECE AS COISAS DE DEUS E O HOMEM AS COISAS DO HOMEM”.
        -“PORQUE NÃO PODE EXPLICAR AS COISAS DE DEUS PELA LÓGICA DO HOMEM.”.

        Enfim,

        Minha indignação é para os SAULS dos dias de hoje.

        E que nós sejamos como DAVI submetendo-se sempre a lei do sacerdócio.

        EU CONFESSO SIM OS PECADOS QUE VEM SER CONFESSADOS E FALO AQUILO QUE O ESPÍRITO ME DIZ QUE OS HOMENS DEVEM SABER! MAS JAMAIS ESPERO O PERDÃO DE UM HOMEM! E NÃO FAÇO CONVÉNIOS COM HOMENS! AINDA NÃO ENCONTREI UMA PESSOA QUE NÃO TENHA PECADOS COMO EU! NÃO CONHEÇO UM HOMEM ADULTA QUE SEJA INOCENTE! A NÃO SER YAHOOSHUA!

        Reconheço a liderança verdadeira a que segue o ESPÍRITO pelo mesmo ESPÍRITO que partilho!

        Todo irmão que não tem a revelação deste espírito , respeito a sua autoridade porque foi dada por DEUS! Não julgo , não luto contra suas decisões nem digo o que devem ou não fazer. Fico muitas vezes em silêncio. E sigo meu caminho SOLITO NO MÁS! e vou te dizer porque, porque eu sei, que de mim é cobrado que siga! Se eu me rebela-sse contra um lider ou seus julgamentos seja ele como CRISTO ou seja ele como SAUl O ERRO MEU SERIA APENAS MEU! Porém, não me submeto a ações de injustiça! Porque nós devemos agir e não receber a ação.

        Não preciso de lugares de pedras, ou papel ou qualquer outro artifício deste mundo para crer em meu Deus preciso apenas do SEU ESPÍRITO! (é verdede que já precisei um dia, e que muitos ainda precisam , mas toda escritura deve ser incorporada na sua ALMA ) A TORAH verdadeira é aquela que o ESPÍRITO escreve na sua ALMA e passa a fazer parte de você.

        Acha que Deus quer escrever em PAPEL para sempre?

        Ele escreve no papel por causa da dureza do coração do homem (natural).

        Mas sério!

        Que você progride no evangelho, e que pretende continuar lendo e lendo e lendo e mantendo as escrituras foram de sua vida?

        Claro que não!

        Eu não sou ninguém! Apenas um construtor de templos e estou construindo meu templo interior a imagem e semelhança que NOSSO PAI NOS MOSTROU.

        Existem apenas duas grandes lei na qual se baseiam todas outras.

        Amar ao próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas.!

        (ATÉ O FUTEBOL E TO TELA QUENTE)

        ADEUS!

  4. Até onde sei, numa entrevista de dignidade pessoal um bispo ou presidente de estaca não deve ficar “sugerindo” pecados, para que o jovem ou membro possa dizer “onde” errou ou pecou. Pelo menos os manuais da IJCSUD não sugerem que se faça esta verdadeira “devassa” ou vasculhamento da vida íntima do membro. Porém sei que há líderes que agem desta maneira.

    Puxa vida! rsrsrs!!! Me lembrei de minha passagem pelo CTM! Aquela palestra de dignidade pessoal era uma pressão psicológica extrema. Até o mais “santo entre os santos” confessavam após a mesma. Se a sexualidade já é um tabu ainda hoje na sociedade atual, imagina entre os membros da IJCSUD. Acredito que se um bispo ou presidente de estaca age da maneira colocada no início deste post, tal líder está totalmente equivocado. Enfim já li e ouvi relatos “cabeludos” de conselhos disciplinares que mais humilharam e “condenaram” do que ajudaram o membro a seguir o exemplo de Jesus Cristo.

  5. …..fico impressionada com os depoimentos destes membros…e muito mais com a inabilidades destes líderes…e o pior ficamos nas mãos destes senhores ….tudo o que tenho lido e ouvido me fazem questionar se realmente estou na naquela Igreja que acho a ideal para mim…Não posso obedecer a esse tipo de liderança….não me sinto confortável sabendo de tudo isso…

      • Fomos alertados sim, e só não vê quem não quer, mas a rebelião não é o caminho para mudança, a mudança deve vir de cima para baixo e de dentro para fora, assim funciona o estabelecimento de Sião.

      • O estabelecimento de Sião começa de cima para baixo e de dentro para fora. Obedecemos por que cremos, se obediência cega fosse importante um anjo não apareceria a Adão e Abraão para explicar os porquês…

      • SIÃO são os puros de coração! E os puros de coração , obedecem a lei de Deus. E o seu corpo é o seu templo! E o reino de Deus está dentro de vós! E só você pode arrepender-se por você ninguém pode te salvar, te perdoar, ou te purificar. Todo líder, é um ajudante, porque usar a palavra líder? Porque nas empresas se usa esta técnica um líder é melhor que um chefe. Um chefe manda somente! E não precisa conhecer o caminho, mas um lider, trilha o mesmo caminho que você, conhece as mesmas desgraças que você. Tem que sempre porém, estar um passo a frente e já será suficiente para te ajudar mas que seja pelo espírito correto! Não sei se Sião vem de cima uma vez que ela começa dentro de você e uma vez que Deus disse que o menor no reino dele é o maior e o menos não é o que é servido mas sim o que serve!

  6. Comentando a citação sobre os malefícios da Obediência cega muito bem apontada por Joseph e Brigham Young, e talvez, um tanto esquecida na prática em muitas culturas SUDs, afirmei que “acredito que a questão de “filtrar” os conselhos dos “Líderes” perde a complexidade levando em conta a sensibilidade espiritual que tivermos (ou que deveríamos ter) no momento em que recebermos a “orientação”, ou seja, se estivermos preparados e sensíveis espiritualmente, podemos discernir se uma instrução vem de Deus através do líder eclesiástico ou se vem apenas do intelecto do homem que porta o cargo de liderança, o que não a desvalida, mas a torna passível de refuta.” Adotei esta prática a anos quando sou abordado por um líder de uma maneira que entendo que ele não agiu com conhecimento ou guiado pelo espírito, reformulo o comentário dele pra que ele mesmo identifique que sua iniciativa se trata de uma opinião pessoal ou trata de um questionamento descabido…

    Noutro extremo, por ter exercido e ainda exercer funções eclesiásticas que me conferem o encargo de ajudar o transgressor a fazer melhor uso do poder expiatório de Cristo em sua vida, devemos com amor e cautela identificar o erro cometido e grau de maturidade do indivíduo, bem como sua real disposição em ser melhor e ser mais como cristo (arrependimento segundo Deus e não a tristeza do mundo), pra tal, algumas informações são necessárias para então atingir o propósito de (1) salvar a alma dos transgressores, (2) proteger os inocentes e (3) salvaguardar a pureza, a integridade e o bom nome da Igreja, e não tem como cumprir este encargo sem aplicar perguntas adequadas, obviamente não o tipo de perguntas que o desabafo anônimo citou, no entanto, algumas perguntas podem ser contrangedoras ao indivíduo, embora não sejam necessariamente incorretas.

    Na prática, entendo que alguns não usam bem o seu manto e em sua ignorância, acabam fugindo dos três princípios fundamentais que apontei acima… um quadro triste…
    O que posso dizer, é que com alguns bons homens que serviram comigo no Sumo-Conselho e Bispado, temos procurado corrigir toda vez que identificamos o erro mencionado neste artigo, e nas vezes que presenciei, modesta parte notei razoável sucesso.

    Minha sugestão é, das vezes que precisarmos passar por nosso Getsêmani, mesmo não sendo fácil, mas claro que necessário, se algum líder esquecer dos princípios de liderança que regem as escrituras e os manuais, todos podemos com tato, ajudá-los a lembrar quem são e o que é esperado deles, nesta empreitada em que todos nos esforçamos pra atender as expectativas divinas, a despeito de nossas fraquezas.

  7. Acredito que vai de lider pra lider , mais realmente entrar em ação diciplinar e uma coisa realmente muito feia tem que contar detalhe por detalhe tudo mesmo , para todos os Sumos e eles ficam perguntando sobre tudo , mas quero nunca passar por isso e uma coisa muito ruim mais realmente espéro que cada ir. tenha isso na cabeça que e uma coisa muito ruim …

    Lukinha – Cruzeiro – SP

    • E isto é ridículo! Remoer pecado, contar detalhes… o evangelho não é assim! Não foi isto que Cristo ensinou. Quando Deus perdoa as pessoas ele joga o pecado no mar do esquecimento! Me diz, que adianta contar pecados em detalhes? Se um homem por exemplo casado traí a esposa, não basta confessar que traiu ? dizer com quem porquê? sei la? É necssário dizer com fez, em que posição fez? Quanto tempo durou? a cor da calçinha dela? Ah mas, … isto é tão imbécil que nem sei o que dizer! Acha mesmo que os sumos podem perdoar alguém? porque houvem em detalhes? Onde está isto nas escrituras? Me mostra… uma vez, que tenha uma experiência em que Deus ficou ouvindo detalhes de pecados…. sinceramente…. se continuarmos assim, não sei onde vamos parar, porque o evangelho não é isto. É REVELAÇÃO! Não tem como saber, se uam pessoa foi perdoada ou não a menos que te seja revelado! E toda entrevista, e para levar o pecador ao arrependimento e ajudar ele a seguir esta trilha. Ouvir pecado? Não tem fundamento algum! detalhar pecados pra que? vai ajudar no que? quer causar dor e sofrimento? para que? sabe-se lá o quanto a pessoa ja esta sofrendo tenha misericórdia dos teus irmãos. isto é ridículo.

      • Irmã Hiberlina, sou um membro da igreja há 23 anos, já participei de alguns conselhos disciplinares, e nunca vi nada disso que foi mencionado, numca vi ninguém pedir detalhes sobre o pecado, participei tanto de conselhos de ala como de estaca e sempre senti um espírito muito bom, pois os líderes estavam preocupados em salvar e não em julgar. Fico muito triste de ver alguns comentários criticando com veemência líderes que não são perfeitos, que não pediram pra estar naquela posição de liderança, mas que humildemente aceitaram doar de seu tempo para o reino de Deus, se há falhas neles, nós também temos as nossas, acredito que o melhor que podemos fazer é orar por eles pra que tenham o espírito do Senhor ao julgar, e por nós mesmos pra que não caiamos em tentação, e acaso venhamos a cair, que tenhamos a humildade de reconhecer o erro, nos arrepender pagando o preço que o Senhor requer de nós.

  8. Me senti constrangida somente na entrevista para o meu batismo, mas percebi que as perguntas eram necessárias, pois havia compreendido que uma vida reta era condição para me filiar a igreja.

  9. Sinceramente…todas as vezes q passei por entrevista com o meu Bispo ( todos os q conheci), me senti protegida, senti que ele realmente se preocupava com minha vida espiritual e que ele poderia SIM me ajudar, tem coisas ou situações em que a gente precisa conversar abertamente com alguém que ñ nossa familia, mas que tenha a mesma preocupação e isso na maioria das vezes requer um pulso mais firme, para concordar com os meus erros eu conversaria com um amigo…líder é pra orientar mesmo…mas se entrarmos no bispado com humildade, tiraremos grande proveito da entrevista, eu testifico..Ah, e em 30 ,anos de igreja,jamais fui procurada p/ entrevista, muito menos obrigada ou convidada para a mesma,mas sempre soube q meu bispo estaria lá na hora em q eu precisasse dele…

  10. Sendo uma entrevista, as pessoas ficam com medo das perguntas, um líder deva primeiramente perguntar se a pessoa compreende a palavra de sabedoria, pois se ela estiver usando bebidas que façam mal ao corpo ela vai acabar falando, também deve perguntar se compreende a lei da castidade, assim se ela estiver em descumprimento dessa lei, ela vai confessar. A situação é que um líder da igreja deve se preocupar com três bases essenciais com os membros da igreja. 1º proteger os santos, isto no sentido amplo, se ela estiver sendo alvo de algum mal por outra pessoa, ou de ela estiver cometendo algum erro (proteger o membro de si mesmo). Por isso as perguntas, se a pessoa quebrou a lei da castidade, venha se confessar, perguntamos sim, com quem foi? quando foi? o que aconteceu?. Por que das perguntas? tipo se a pessoa disse eu quebrei a lei da castidade, mas na verdade não houve o ato, mas teve toques íntimos, são informações para o líder saber quais metas traçar com o membro. 2º Manter a retidão dos membros, se um sud está no erro deve chamá-lo ao arrependimento, com total respeito, amor e consideração. Pois o membro é um filho do senhor e deva tratá-lo com total dignidade, o líder deve traçar metas ao membro que está no erro, deva protege-lo de si mesmo. Como? o membro não deve participar de certas ordenanças na igreja, pois se participar o Senhor se desagrada, podendo piorar sua condenação no ultimo dia, assim a pessoa passa por um momento de preparação para voltar a retidão, que são metas e acompanhamentos para que o membro não caia no desanimo e no esquecimento. 3º salvaguardar o bom e sagrado nome da Igreja, isso quer dizer que todos os membros são iguais perante o Senhor, sendo assim, um membro sem chamado e um membro com chamado é a mesma coisa para o Senhor, se tiver algum erro entre os santos, como perseguição, ou algum ato que denigre o nome da Igreja, o líder deve intervir. Por isso as leis da Igreja é tão severas, mas nunca o líder deva ter um comportamento acusatório, mas sim de amor para mostrar ao fiel que tudo tem o recomeço com o arrependimento sincero, pessoal e puro.

    • condordo com voce todo sentido, so acho que deve ser dito a informação necessário e não ficar remoendo, aprofundando nos detalhes de um pecado.

      • Irmã, creio que você está fazendo um mal julgamento, se você nunca presenciou tal atitude, não pode dizer que ela aconteça corriqueiramente. Já fui entrevistado diversas vezes e nunca um líder ficou remoendo ou pedindo detalhamento do pecado. Inclusive quando solicitei entrevista para confessar algum pecado de que me sentia arrependido, sempre senti amor de meus bispos e o sincero desejo de me ajudar a voltar a me reerguer.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s