Dia dos Pioneiros

Thomas e Francis Monson na parada de 2006. Foto: mormonnewsroom.org

Thomas e Francis Monson na parada de 2006. Foto: mormonnewsroom.org

O dia de hoje marca a entrada dos pioneiros mórmons no vale de Salt Lake em 1847. Em sua migração forçada, os santos dos últimos dias fugiram do território norte-americano em busca de liberdade e paz. Após um longo período de conflito com o governo federal, Utah se tornou o 45º estado norte-americano em 1896. Entre a independência do Reino de Deus e a americanização de Utah, os pioneiros que cruzaram as planícies permanecem como mártires e heróis para milhões mórmons ao redor do globo.

Desfile do Dia dos Pioneiros. Foto: fox13now.com

Desfile do Dia dos Pioneiros. Foto: fox13now.com

Mas como esses mórmons, em suas diferentes realidades, percebem a história desses pioneiros? Como uma história norte-americana? (Que parece ser a percepção predominante entre os modernos utanianos, como se vê pela foto ao lado.) Ou como uma história mórmon?

Ainda, pergunto a opinião dos leitores: mórmons brasileiros deveriam celebrar o 24 de julho como uma data sua?

Um comentário sobre “Dia dos Pioneiros

  1. Parabéns pelo post. Uma lembrança sobre o dia dos pioneiros e mostra o feirado estadual em Utah. Acredito que muitos membros veem como uma festividade sem entender a fundo a ideologia e ambições da época. O patriotismo mostra que é esquecido que o próprio governo dos EUA deu as costas para os membros não recompensando a ordem de extermínio no Missouri. O êxodo mórmon faz parte da história norte-americana. Afinal de contas, ajudaram a colonizar muitas cidades além de Utah, Idaho e Arizona. Junto com a corrida do ouro na Califórnia e a anexação do Texas tem uma importância esse fato para o oeste. Creio que devemos lembrar do fato como um dia importante. Como amo história sempre relembro o 31 de outubro com Lutero e suas 95 teses. Infelizmente poucos entendem a fundo a história dos pioneiros. O que sabem é que os pioneiros sofreram mas, quem eles foram, a ideologia e até mesmo curiosidades não. O que sabem é do velho “ouvir falar.” A história da Igreja deveria ser mais falada. Estudando não só no blog Vozes Mórmons mas, em livros e manuais da Igreja tenho aprendido e olhado de um modo diferente para o mormonismo em si.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s