Os piores pecadores

Hugh Nibley (1910-2005)

Hugh Nibley (1910-2005)

Da sabedoria de Hugh Nibley:

Os piores pecadores, de acordo com Jesus, não são as meretrizes e os publicanos, mas os líderes religiosos com sua insistência em vestimentas e aparência adequada, sua cuidadosa observância de todas as regras, seu preciosa preocupação com símbolos de status, sua legalidade rígida, seu patriotismo pio.

“What is Zion? A Distant View,” Approaching Zion, 54-55.

Sobre estes anúncios

21 comentários sobre “Os piores pecadores

  1. Bom…desde a virgula após a palavra “publicanos” até o fim de seu comentario, o professor Nibley descreve em poucas linhas um resumo de comportamento Mormon dos ultimos anos. Se ele pretendia mandar um recado aos Santos, foi muito feliz….

  2. temos que se preocupar sim com alguns atributos da lista ja citados, mais o mais importante para nao sermos pecadores é seguir os conselhos de tiago irmao de jesus, visitar as viuvas em suas tribulaçoes ajudar os pobres e necessitados, e todos em suas tribulaçoes.

  3. Vejo muito isso e concordo plenamente com a postagem. Preocupam-se com questões que não deveriam, enquanto o que é realmente importante é deixado de lado.

  4. Antonio, você postou estas palavras de Hugh Nibley para querer dizer que a Primeira Presidência da Igreja SUD e os 12 apóstolos são os maiores pecadores de nosso tempo?
    Espero que não seja isso, mas gostaria de saber qual foi sua intenção.

    • Minha intenção é compartilhar a afirmação de Hugh Nibley e, claro, provocar uma boa discussão. Não tive nenhuma intenção de sugerir algo a respeito das autoridades gerais sud. Tampouco acredito que o autor tivesse as autoridades gerais como seu alvo.
      Você concorda com a afirmação de Nibley? Você acha que as autoridades gerais se encaixam na descrição de piores pecadores?

      • A meu ver, se aplica a alguns líderes SUD’s locais! Um tanto mais insensatos as vezes…

        No meu entender, a observação de Nibley não critica o incentivo a boa aparência, mas o descaso com o interior… Tal como Cristo chamou os fariseus de outrora, de nada nos vale os “sepulcros caiados”!!!
        “Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mateus 23:26-28)

      • Antonio, se me permite…..
        Com o conhecimento que voce tem sobre a Igreja, eu tenho certeza que voce não quis atingir a Primeira Presidência e os Doze Apostolos.
        No meu modo de ver (que também deve ser o seu), a espiritualidade dos Profetas e Apostolos supera o nó da gravata e a pompa destes que se encaixam “sim” no perfil do texto de Nibley.
        Aliás, eu costumo brincar com um irmão dizendo que a espiritualidade dos Profetas,Apostolos e Setentas é infinitamente maior do que vem abaixo dessa hierarquia,. daí pra baixo chegamos a nós e nossas notaveis imperfeiçoes morais.
        Quem já assistiu a um discurso de um Setenta em visita a uma Capela por ex.,certamente sentiu o espirito agir de uma maneira diferente, a espiritualidade desses homens supera a avareza sugerida no texto do grande professor Nibley.
        Eu acho que o peso dos paletós deve ficar bem mais leve no caso desses lideres que seguem a Lei de consagração, são homens que não se encaixam na avareza, a vestimenta é apenas um detalhe, as leis, a doutrina e etc são requisitos de lisura pra um Profeta.

      • Mauricio se eu fosse você media as palavras para falar de HOMENS,afinal eles são tão imperfeitos quanto eu e você,não dê coroa de Santo a ninguem nem mesmo ao PROFETA pois você pode e com certeza está adorando outro ser além de DEUS!

      • Concordo com vc Carla, Na verdade os maiores e únicos pecados pecados que se pode cometer é contra o próximo e contra o pai. Contra o próximo causando-lhe o mal ou ignorando seu sofrimento, e contra o pai adorando outros deuses. Não são palavras minhas, foi o salvador que falou.

      • Acredito que não sejam os piores pecadores, mas são pecadores como todos somos. Impossível estar correto o tempo todo. Por mais que nos esforcemos em ter bons pensamentos e boas ações em algum momento faremos ou diremos algo errado. O fato de ser SUD não é sinônimo de perfeição, embora muitos pensem que sim, e inclusive, considerem-se melhores do que não-mórmons. Não afirmo por achismo, mas porque já ouvi coisas do tipo ipsis litteris. Ouvi de um bispo em seu discurso que nós que estamos na igreja somos melhores do que aqueles que estão lá fora, aqueles que não são SUD. Discordo totalmente. Esses constantes julgamentos e pré-conceitos não são bons, logo não são provenientes do Senhor. Quanto à aparência, cabelo, roupas a meu ver não fazem diferença alguma naquilo que se refere a nossa fé e OBEDIÊNCIA ao SENHOR, os atos sim. Repito que não só os líderes, mas todos deveriam preocuparem-se com aquilo que realmente tem relevância.

      • Não se encaixam. Mas muitos líderes e membros sim. Muitas vezes queremos “Limpar” o exterior dos outros e esquecemos que nosso interior está imundo. Compreendi sua intenção Antonio, e a possiblidade de refletirmos sobre as atitudes dos outros e principalmente as nossas atitudes e nos perguntarmos: “Sou verdadeiramente um discípulo de Jesus Cristo? Obrigado.

  5. É muito interessante esta citação. Podemos aprender muito com ela ao olhar para dentro de nós não apenas como líderes (alguns de vocês são líderes nas auxiliares, Quóruns, Comunidade de no próprio lar. As vezes nos pegamos nisso e são sábias essas palavras! Podemos medi-las em nós quando servimos no Reino, porque Servimos? Para mostrar aos outros o que fazemos? Por medo? Por sabemos que é certo? Ou porque amamos nosso Senhor e Salvador e amamos seus filhos nossos irmãos e irmãs …. Muito obrigado pela postagem ela é inspiradora e proveitosa para nosso crescimento.

  6. Nibley foi um ser humano fantástico, único… Talvez um dos últimos e autênticos eruditos da igreja juntamente com Oaks (http://www.lds.org/prophets-and-apostles/what-are-prophets/bio/dallin-h-oaks) entre outros raros.Atualmente a cultura indicial e o aparvalhamento quanto as escrituras é geral. Existem lideres inclusive que pregam que as escrituras são apenas teorias. Os que dão uma de psicólogos fajutos e filósofos de teses chinfrins (nunca leram nada nas duas áreas). Além de alguns tolos que dizem que somos obrigados a apoiar este tipo de insanidade, alguns chamam inclusive de inspiração. Inspiração de quem? (Eu não apoio, jamais vou apoiar. Quem quiser apóie por sua conta e risco). Essa é a cultura do “quanto pior melhor”. Meu universo é outro, além de acreditar ser um pecado contra a centelha divina em mim (nós) minha natureza me impede de ser anuente com a idiotice de alguns. Para que não fique duvidas sobre o que estou registrando entre os que ficam bisbilhotando as mensagens no Facebook, para depois ministrarem aulas descontextualizadas… A cultura do quanto pior melhor na igreja é criada por todos aqueles que não preparam aulas e submetem seus pares a aulas horríveis e horripilantes (são horripilantes devido a euxegese presente). Os que o tempo todo dão tapinhas nas costas. Os que ficam escolhendo qual testículo (e de qual líder) vão apalpar. Os que tentam mostrar pra si mesmos e para os outros que são bons, mas que naturalmente não desenvolvem confiança e respeito para que sintamos satisfação de chamá-los de lideres. No anonimato de seus lares eles sabem que não são tudo o que apregoam sobre si mesmos.

  7. Excelente citação, Antônio.

    Jesus Cristo realmente se preocupava com aquilo que é mais importante, amar e ajudar, independentemente de quem fosse.

    Ao meu ver, a citação de Hugh Nibley, pode se aplicar sim a todos os membros da IJCSUD, não importando se são bispos, presidentes de estaca, apóstolos, setentas, mestres familiares, professores, professoras visitantes, élderes, sumo-sacerdotes, recepcionistas ou mesmo que não tenham nenhuma responsabilidade formal na Igreja.

    Um outro aspecto da citação é a estrita preocupação com as regras. Existem posts aqui do vozes mórmons que já abordaram de forma inteligente a questão das regras e tradições, que acabam fazendo com que muitos líderes e membros acabem se afastando dos ensinamentos e da prática de um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.

  8. Eu sou um fã do irmão Nibley, inclusive uma das coisas que aumenta muito meu testemunho na igreja é ter presenciado muita vezes este espirito Puro de caridade em líderes e membros, eu também aprendi a desenvolver esse espírito, graças ao evangelho , amo muito esta idéia de coração puro , onde superficialidade e a “fama” não é uma coisa cobiçada.Creio o Senhor acaba colocando os irmão(ã)s no seu “devido lugar” quando isso acontece.E como pres Monson sempre diz que os programas não são mais importante que as pessoas.Talvez podemos ver esse tipo de atitude em casos isolados nas unidades no geral creio que o Senhor está humilhando os que se exaltam.Já vi “Fariseus” terem suas vidas acabadas na igreja.O Evangelho é um fogo purificador disso eu tenho testemunho.

  9. Sobre isso creio que quando o Senhor quer mandar um recado para os Santos, ele o faz por meio de seu Profeta aqui na terra. A Presidente Monson, seus conselheiros e o Quórum dos Doze, e as Autoridades Gerais, frequentemente ensinam sobre a religião pura e imaculada, como ensinou o Apóstolo Thiago, enfatizam sobre o amor e o serviço ao próximo, e reprovam qualquer comportamento contrário aos ensinamentos de nosso Salvador Jesus Cristo, ensinam sobre o serviço abnegado e despretensioso e de não julgar as pessoas nem exercer autoridade injusta sobre elas.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s