Jesus, você não pode entrar.

Jesus, você não pode entrar.

No dia 17 de janeiro de 2014 a página do SFY Brasil 2014 – For the Strengh of Youth no Facebook publicou fotos mostrando o padrão de se vestir do jovem SUD. Abaixo mostro a foto síntese para os dois gêneros.

Padrão dos jovens SUD.

Padrão dos jovens SUD.

Não é preciso pensar muito para chegar a uma conclusão: Jesus Cristo e seus apóstolos não poderiam estar inseridos no grupo dos jovens rapazes SUD. Não sei você, mas para mim isto é completamente contraditório. Ok, a foto abaixo divulgada pelo site oficial da Igreja está muito longe de um possível Jesus real, palestino tal como arqueólogos ouvidos pela BBC já mostraram publicamente.

Enquanto o Jesus cristão é uma representação de um homem europeu nórdico (nem mesmo mediterrâneo o é!), homem este visto como padrão de beleza e supremacia humana no Ocidente por séculos da história Ocidental.

Jesus Mórmon

Jesus Mórmon

O Jesus real (aproximação feita através da pesquisa de restos mortais de homens daquele tempo, assim como com o estudo do Santo Sudário) possui características típicas das populações do Oriente Médio – pele mais escura, cabelos escuros e mais crespos, etc.

 Jesus Histórico

Jesus Histórico

 Mas não importa esta discussão sobre qual representação da imagem dele se aproxima mais ou não de fato. Seja como Jesus cristão, seja como Jesus real, para os padrões SUD, ele não poderia ser parte do grupo. Então, como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lamento muito, mas devo dizer algo: Jesus, você não pode entrar!

(Sim, isto é completamente contraditório para mim, mas “estou seguindo os meus líderes”).

__________
Relacionado
A pintura original de Bloch e sua versão com photoshop na revista da Igreja
Anjos “fora dos padrões”?
Se lá em casa as roupas fossem todas assim, acabariam-se todos os dramas!
Machismo no Mormonismo
Sobre estes anúncios

44 comentários sobre “Jesus, você não pode entrar.

  1. A Bíblia nunca dá qualquer descrição física de Cristo. A coisa mais próxima que temos a uma descrição pode ser encontrada em Isaías 53:2: “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.” Tudo o que essa passagem nos diz é que a aparência de Jesus era como a de qualquer outro homem – Ele era de aparência comum. Isaías estava aqui profetizando que o Servo sofredor por vir surgiria em condições humildes sem nenhum dos emblemas costumários da realeza, tornando a Sua verdadeira identidade visível apenas ao olhar perspicaz da fé.Isaías descreve ainda a aparência que Cristo teria ao ser açoitado antes de Sua crucificação. “…sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano” (Isaías 52:14). Estas palavras descrevem a crueldade desumana que Ele sofreu a ponto de não mais parecer um ser humano (Mateus 26:67, 27:30, João 19:3). Sua aparência era tão terrível que as pessoas olhavam para Ele com espanto.A maioria das imagens que temos de Jesus hoje provavelmente não é precisa. Jesus era um judeu, por isso provavelmente tinha a pele escura, olhos escuros e cabelos escuros. Essa descrição é bem diferente do cabelo loiro, olhos azuis e pele clara dados a Jesus em muitas pinturas modernas. Uma coisa é clara: se fosse importante que soubéssemos como a Sua aparência realmente era, Mateus, Pedro e João, os quais passaram três anos com Ele, certamente seriam capazes de nos dar uma descrição precisa, assim como seriam também os Seus próprios irmãos, Tiago e Judas. No entanto, esses escritores do Novo Testamento não oferecem detalhes sobre os Seus atributos físicos. O Jesus escandinavo produzido pela cristandade é mais uma manifestação do racismo que predomina nas religiões.

    • Irmão, boa noite.
      Concordo com tudo que você falou, mas acho que essa é uma discussão irrelevante, pois tentar retratar Cristo da forma que mais se aproximaria da realidade, nada influenciaria em nossa visão de quem foi Jesus Cristo, e o que ele representa em nossas vidas.

      “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

      Conhecer a Cristo, nada tem haver com a imagem física Dele.

    • Então fica uma pergunta para você refletir. Se não há descrições sobre seu aspecto físico, sua aparência, por que a Igreja reproduz em seus manuais e em seus meios de comunicação uma imagem de um Jesus bonitão com pinta de europeu nórdico? O que será que estão querendo dizer com essa imagem?
      Se Jesus é uma pessoa comum e uma pessoa comum é bonitão tal como suas representações oficiais, então eu não seria uma pessoa comum por não ser bonitão e ter aparência europeia mediterrânea?

      Historicamente falando, a questão do Jesus europeu nórdico vai um pouco mais além de racismo. Só vamos nos lembrar do contexto histórico no qual aquela imagem foi construída – Idade Média europeia. Período onde a população europeia não tinha contato com povos de outras regiões (raramente se tinha contato com indivíduos de outras regiões da própria Europa – o camponês comum, o nobre comum e o clero comum jamais saia do feudo no qual vivia). Logo, a imagem de belo que eles tinham era aquela. Daí vem outro questionamento. Se a igreja é verdadeira, se tantos historiadores, antropólogos, arqueólogos, cientistas sociais em geral, sabem disso, por que a Igreja que é verdadeira reproduz uma iconografia que é falsa de Jesus?

      Novamente, as questões que estou levantando é muito para para se refletir do que para dar uma resposta imediata.

      • Você cre que esse sistema religioso é verdadeiro? Eu não acho. Um sistema religioso que pegou emprestado diversas doutrinas do paganismo, e fez com que algumas se tornassem pior. O racismo mormon foi aperfeiçoado para se tornar mais cruel. A imagem que a igreja semeia de Cristo, é a prova mais real, pois essa imagem escandinava é usada bem antes de surgir esse movimento chamado mormonismo.

        [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

      • Li atentamente o que você escreveu, e compreendo que está tentando fazer-nos refletir, entretanto suas palavras já começaram impregnadas de preconceito quando diz que o Cristo das imagens tradicionais é bonitão e boa pinta por ser nórdico.

        Ele não poderia ser considerado boa pinta se fosse de outra “raça”? Eu não o julgo por isso, também tenho muitos preconceitos, isso é normal, herdamos sem sequer notar.

        Mas o que eu quero dizer é que, se o Presidente atual da Igreja inquirisse ao Senhor, e perguntasse a Ele, quais são as suas características físicas (se é que ele já não sabe), e isso fosse revelado ao mundo, eu te pergunto, seria algo que mudaria o comportamento das pessoas em relação ao próximo? As pessoas teriam mais o desejo de ser melhores? Teriam mais vontade de Segui-lo?

        Gostei muito do discurso do Elder DIETER F. UCHTDORF da última conferencia, pois ele deixou claro que nossos lideres do passado e de hoje, disseram e dizem coisas de difícil compreensão, e assim como nós, possuem suas mazelas, e nem por isso não são os ungidos do Senhor. Pode ter certeza que a Igreja de Cristo não deixará de ser verdadeira por supostamente não retratar Cristo como ele foi fisicamente na mortalidade.

        O Senhor quer que tenhamos essa visão das pessoas, e claro, dele também:

        “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7

  2. Do ponto de vista lógico, de fato não faz sentido, mas não entendo que é contraditório, pois partindo do pressuposto que a Igreja SUD se fundamenta na revelação contínua, tal recomendação é perfeitamente razoável.
    “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    1 Coríntios 2:14

    • Vamos nos conter na discussão da verdade enquanto revelação divina tal como é pregado pela fé SUD. Vamos, só dentro desta perspectiva, ver a contradição.

      Sabendo que é por revelação, sim, houve uma revelação sobre esse padrão para os jovens seguirem. Contudo… observe em seu manual Princípios do Evangelho (C)1978/2009, página 266. Essa é a ilustração do capítulo “A Segunda Vinda de Cristo”. Observe atentamente a figura. É a mesma que eu retratei aqui como “Jesus Cristão”. Pois bem, pensemos. Se nós utilizamos um manual no qual retrata Jesus barbudo e cabeludo, um manual produzido por revelação moderna (que fique bem frisado), então esse Jesus retratado no manual não poderia participar das atividades do SFY.

      Observe bem, caro irmão. São duas revelações modernas dizendo coisas opostas. Pois, se Jesus vai voltar (mesmo que alegoricamente) como esse carinha cabeludo e barbudo e carinhas cabeludos e barbudos não podem participar das atividades do SFY, logo, quando Jesus voltar ele será, no mínimo discriminado dentro de sua própria igreja. Não sei enquanto você, mas para mim isso é extremamente contraditório sim.

      • O pior é que voce está certo.
        Não só Jesus Cristo mas até mesmo os antigos profetas da Igreja Restaurada, vide Lorenzo Snow.
        No ano passado tinhamos em mãos um manual cuja capa retratava um homem de barba longa……nosso Profeta Snow, grande profeta por sinal.
        Eu pergunto se isso não é doutrina de homens ??????
        Profeta Snow, voce pode nos ensinar grandes coisas mas, se fosse hoje, voce também não poderia participar…..favor cortar a barba aí no reino celestial !

  3. Primeira coisa ninguém esta dizendo que Jesus Cristo não pode entrar.Segundo não importa se Cristo usa barba ou não o padrão para o Fsy foi estabelecido pelos apóstolos de Jesus Cristo e o profeta que recebe revelação,e este deve se o padrão que o senhor revelou para a atividade se fosse para usar barba assim deveria ser.

    • Mas se eu com barba não posso entrar e sou um santo do último dia e as regras são feitas por revelação e valem para todos, por que ele poderia participar das atividade do SFY e eu não?

      Ou… se fosse revelado que só poderia participar quem tem barba e eu biologicamente não tenho barba, eu seria punido por isso? Que revelação é esta que não contempla amorosamente a diversidade?

      – pontos para reflexão

      • gente, não é pq alguem se joga da ponte, eu vou me jogar tbm, cristo viveu bem antes de ´nós em uma epoca diferente aonde a barba e cabelo loga era um costume, e so por curiosidade joao o amado na tinha barba!

    • Creio que vc esteja grandemente equivocado. Esse padrao nao tem nada haver com a doutrina de Cristo mesmo porque o Senhor olha para o coracao e nao para as aparencias. Jesus certamente entrara em sua casa mas primeiro ira varrer de toda sujeira e hipocrisia. Na minha ala quando um pessoa simples vem nos visitar poucos sao os que o realmente acolhem e se interessam por ele mas quando alguem famoso da igreja vem visitar todos correm para o receber, ja vi isso acontecer varias vezes, nao preciso falar mais nada.

      • Concordo com Fábio. Por outro lado, penso que esse padrão de aparência tem tudo a ver com a cultura americana. Eles (os americanos) ditam a moda. Queria ver uma comunidade mórmon num mundo árabe, onde o padrão é o seguinte:

  4. O que eu achei interessante e intrigante na descrição do FSY é quanto ao corte de cabelos e quanto as costeletas onde se diz que não devem ultrapassar o lóbulo da orelha… É intrigante porque os judeus, por exemplo, não podem cortar as costeletas e isto está bem descrito na Torah… O conselho e revelação moderna conflita com a revelação Divina “antiga” ? Não deveria… E sobre a barba creio que há um abuso pois é natural nos homens, “másculos”, que pelos faciais cresçam… Os metrossexuais fazem todo o tipo de artifícios para eliminar estes pelos e acentuar as linhas faciais de forma mais “estética”… Ficam parecendo uma bonequinha de pano. Eu achei intrigante o conselho ir contra o que a Torah prega…
    Abraço!

    • Na década de 1970, muitos missionários mórmons americanos chegavam no sul do Brasil exibindo amplas costeletas, que às vezes, eram bem grossas e largas, chegando bem próximo da comissura dos lábios.

  5. Jesus Cristo por acaso não cumpriu a lei?e deu novos mandamentos?Revelação é em que o Senhor pode fazer mudanças ou revelar coisas que desconheciamos ou e aqui o caso é que não somos judeus!

  6. Não somente Jesus não poderia entrar, mas também Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodruff, Lorenzo Snow, e a grande maioria dos SUDs do passado. – Acho engraçado, hoje em dia, esses “padrões” de vestimentos que são impostos aos jovens e que, aparentemente, são considerados por alguns como vindos diretamente de Deus. Várias religiões têm, entretanto, esses “dress codes”, são uma espécie de uniforme que os caracteriza como membros do grupo. O que me intriga, também, é que essas decisões são aceitas quase sem questionamento. Algumas pessoas abdicaram de tal maneira de seu livre arbítrio, que aceitam que lhes seja dito como se vestir. Onde está o lugar para a individualidade dos jovens?

    • Perfeitamente. Estes padrões estão inseridos num contexto social, histórico e cultural preciso – classes altas dos Estados Unidos século XX. Ainda pretendo fazer um trabalho a nível de pós-graduação sobre as questões étnico-raciais abarcando essas questões de construção social da “revelação moderna” (que muda de acordo com o contexto sociopolítico).

    • Eu fico pensando… meu presidente de estaca anterior também não poderia auxiliar nas atividades do FSY já que tem uma barba bastante volumosa. Ou será que há duas regras – uma para os jovens e outra para os mais velhos? São questões para se pensar também.

  7. É interessante que Silvio Nunes disse;”É intrigante porque os judeus, por exemplo, não podem cortar as costeletas e isto está bem descrito na Torah…Silvio Santos é judeu e não usa barba que curioso não?por que será?Será que Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodruff, Lorenzo Snow, se estivessem vivos hoje estariam ainda com barba?

    • BY, John Taylor, Woodruff, Joseph Smith, Lorenzo Snow certamente nao iriam reconhecer a igreja que eles ajudaram a estabelecer, provavelmente sentiram muita agonia ao deparar com o afastamento da Igreja dos principios do evangelho.

  8. Adriano, somente judeus MUITO religiosos (ultraortodoxos hassídicos em geral) têm aquelas trancinhas que se veem em fotos. Entre os judeus ortodoxos, há os que têm barba, e os que não a tem. Os que estão barbeados, se forem religiosos, não usam navalha ou gilete, mas aparelho elétrico para se barbear. Os outros, religiosos não ortodoxos e a imensa maioria do povo judeu, que não é religiosa, usa barba ou não segundo a sua vontade. O Sílvio Santos não é religioso, e não deve gostar de barba.

    • Tudo bem naturadeorum obrigado por esclarecer os fatos sobre os judeus..assim como entre os judeus há também os sud,s que usam barba e os que também não usam..

  9. Irmão o que tenho pra dizer é simples.
    Jesus Cristo ressuscitou na mais plena forma,e como dizer se ele era assim ou assado,visto que ele é a imagem e semelhança de seu pai Celestial,dizer que ele era moreno ou de qualquer outra cor é uma atitude impensada.Agora se ele fosse literalmente filho de José e Maria sim.
    Mas ele é um filho literal de Deus.
    Você conhece a doutrina certo ?
    Agora concordo com você em relação aos padrões,principalmente em relação aos carecas kkkkkkk eu sou um deles.
    Grande abraço

  10. Este padrão para os rapazes irem no FSY é o padrão missionário, é uma forma de incentivá-los a se prepararem desde já para a missão. É importante se prepararem em todos os aspectos (espiritualmente, fisicamente, educacional e, também, aparência) para servirem como missionários.

    • Foi justamente isso que eu pensei, eu também vou servir missão então dessa forma os jovens já se preparam pra seguir o padrão da missão, que é de 2 anos para rapazes e 1 ano e seis meses para moças. É para “rapazes”, os padrões estabelecidos pela sociedade de vestuário para os jovens está muito deturpado. os incentivando a se mostrar, a vestir-se de modo que outros possam ver que você está na “moda”. Um homem de 64 anos não é um rapaz. Eu não gostei muito deste post porque Jesus não morreu quando era um rapaz, morreu quando já era um homem. Essa comparação, e dizer que ele não pode entrar, mesmo que de brincadeira não foi legal. Os padrões estabelecidos para os jovens é para incentiva-los desde cedo, a se vestir com recato. Uma vez que os jovens já tenham isso enraizado dentro deles, se tornarão homens e mulheres que sabem dos padrões e do modo recatado de se vestir. A questão não é o que você veste, mas como você está vestindo, o quanto isso mostra do seu corpo, afinal, nosso corpo é sagrado, não um objeto de exposição.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s