Fubecagem

Vista Calças Pra SacramentalTexto de Graciela Bravo

Escutei essa palavra pela primeira vez ao passar na frente de uma igreja onde ocorria um casamento. A menina ao meu lado desaprovou as roupas das convidadas por estarem de ombros aparecendo e as chamou de fubecas.

O interessante é que essas mulheres não eram Mórmons e, mesmo se fossem, será que um ombro de fora é motivo para tal classificação? Achei contraditório a existência dessa palavra que revela preconceito, o que nada tem a ver com o Evangelho.

Nunca havia escutado e, curiosa, questionei sobre a origem. Ela me disse que tinha inventado. Não duvidei, mas posteriormente ouvi outras vezes de outros membros, então o sininho tocou. A menina, provavelmente, teve vergonha de dizer que esse era um termo geralmente utilizado por membros da Igreja.

Fubecagem significa não ter uma postura correta. O mesmo que participar da reunião sacramental quando bem entendermos, fazer somente o que tivermos vontade, usar as roupas que alguns pensam não serem adequadas, entre outras coisas. Eu mesma recebo uns olhares tortos, acredito, por usar calças.

Sabemos que os termos fubeca e fubecagem conhecidos pelos SUDs têm uma conotação negativa. As palavras têm a força, negatividade ou positividade que conferimos a elas, mas algumas continuam sendo pejorativas. Elas são apenas amenizadas pelo contexto, a entonação e o tom de brincadeira.

Ousaria dizer que é praticamente natural do ser humano rotular as pessoas. A primeira experiência com essas classificações ocorre na escola através dos apelidos que as crianças atribuem umas as outras, quase inevitavelmente. É comum volta e meia ouvirmos – Fulana, aquela magrinha ou gordinha, ruivinha, sardentinha…

Por que não trocar o magrinha por aquela que é sempre pontual, ou aquela que desempenha tal ou tal função? Acho que é porque tem que pensar um pouquinho mais.

Já todo momento fazemos julgamentos, por menores que sejam, mesmo aqueles que não são expressos e que permanecem no pensamento. Muitas vezes, temos certezas que são incertas.

Você teria alguma estória relacionada ao tema para compartilhar?

__________
Relacionado
twelveoxen_bwPermanecer em Lugares Santos: Nós e Outros para SUDs
ColegialMachismo no Mormismo
js_portraitCaridade por Joseph Smith
Aparência É Tudo!Jesus Não Poderia Ir A FSY?

 

 

 

 

 

 

Sobre estes anúncios

3 comentários sobre “Fubecagem

  1. Essas criticas desnecessárias se tornaram até comum para mim. “As pessoas” vão para a igreja para observar as outras.
    Fazia um tempo que não ia aos domingos e então decidi ir, fui com uma roupa que para todos estava fora dos padrões, as pessoas me julgaram é claro, o incrível é que foi diretamente e indiretamente. “E essas pernas de fora, não esta vendo os homens aqui? ”
    Não seria eles que deveriam me respeitar? , falando este exemplo até parece que fui com uma mini saia, mas acreditem, não. Mas e se fosse?
    O certo não é estar feliz pela pessoa estar ali buscando o evangelho ?

    • Sabe ? … com o tempo aprendi a esperar por que um dia a verdadeira justiça será feita, assim como julgamos, seremos julgadose como perdoamos seremos perdoamos, seremos restituídos com certeza, só esperar, e hoje nem ligo mais para o que falam, eu vou pelo motivo certo que é ser melhor, espero que vc consiga tb ignorar essas coisas.

  2. Esteja certa de que isso é uma agressão, Larissa. No teu lugar, eu não deixaria passar em branco. É um absurdo. Sem dúvida alguma, deveriam te respeitar para também serem respeitados. Esse negócio de dois pesos e duas medidas é insuportável, o machismo da mesma forma. Revoltante. Não deixa nunca que te depreciem direta ou indiretamente. Isso é algo muito sério.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s