Ordenanças do templo – parte 3

Vitral na Catedral de Saint-Julien de Mans, França

Vitral na Catedral de Saint-Julien de Mans, França

Os rituais mórmons em Kirtland não teriam sido por si só suficientes para o desenvolvimento das cerimônias do templo em Nauvoo. Dois elementos ainda faltavam para formar a teologia e o ritual do templo: a posição de Adão e a maçonaria.

Muitas das revelações recebidas por Joseph Smith foram motivadas por algo que havia lhe chamado a atenção. Não foi diferente com os rituais maçônicos. O mormonismo surgiu em um contexto em que a maçonaria ainda era uma instituição relevante no acalorado debate político e religioso da época. A nova religião foi capaz de atrair a suas fileiras tanto maçons quanto antimaçons.

A denúncia de combinações secretas na narrativa do Livro de Mórmon – que tanto agradava aos mórmons de sentimentos antimaçônicos – não impediu que Joseph Smith viesse a acreditar na ideia de segredos antigos estavam sendo preservados pela maçonaria e que o segredo seria um elemento essencial para as inovações realizadas na década de 1840. De acordo com Benjamin F. Johnson, referindo-se a Joseph Smith:

Ele me disse que a Franco-Maçonaria, no presente, era as investiduras apóstatas, assim como a religião sectária era a religião apóstata. [1]

É fato inegável que Joseph Smith fez empréstimos do ritual maçônico para a investidura mórmon. Seria ingenuidade ou simplificação extrema, porém, considerá-los como uma mera cópia ou imitação.

Em sua celebrada biografia de Joseph Smith, o historiador Richard Bushman aponta as diferenças de objetivos nos rituais maçônicos e mórmons:

No difícil mundo do capitalismo emergente, as lojas [maçônicas] estabeleceram um universo alternativo de virtude e amizade contido em imagens e rituais antigos. Na superfície, o templo [mórmon] parece com o mundo fechado, fraternal das lojas. Mas o cerne espiritual da investidura de Nauvoo não era a ligação masculina. Em 1843, mulheres estavam sentadas nas salas de ordenanças e passando pelos rituais. Adão e Eva, um par homem-mulher, eram as figuras representativas, ao invés do herói maçônico Hiram Abiff. O objetivo da investidura não era fraternidade masculina, mas a exaltação de maridos e esposas. [2]

Diferentemente do ideal maçônico, na investidura os laços maiores não são construídos entre irmãos, mas entre homem e mulher, instigados a serem leais a Deus e cuja glória maior virá com sua posteridade. Enquanto a maçonaria tradicional exclui a mulher dos seus rituais, na investidura a mulher está presente e nenhuma promessa do templo mórmon será concretizada sem a união de ambos, homem e mulher. Enquanto a loja maçônica é inspirada no templo de Salomão, apresentando o drama do rei judeu e do herói Hiram Abiff, a investidura transporta os iniciados para o Jardim do Éden, onde são convidados a reencenarem os mesmos passos de Adão e Eva.

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Ancião de Dias, de William Blake

Gradativamente, Adão passou a ocupar um lugar mais proeminente no pensamento de Joseph Smith. Para ele, Adão era o Ancião de Dias – título atribuído tradicionalmente a Deus -, possuía as chaves do sacerdócio e a direção de todas as dispensações do evangelho, presidindo sobre todos os homens:

As chaves têm que ser trazidas dos céus sempre que o Evangelho é enviado; e quando são reveladas, são-no pela autoridade de Adão.

Ele (Adão) é pai da raça humana e preside os espíritos de todos os homens; e todos os que tiveram as chaves devem comparecer ante ele neste conselho (…). Adão entregará sua mordomia a Cristo, a qual lhe foi entregue e que se refere a possuir as chaves do universo, porém reterá sua posição como cabeça da família humana.

Esta é, pois, a natureza do Sacerdócio: cada homem tem a presidência de sua dispensação e um homem tem a presidência de todas elas, ou seja, Adão. [3]

 

Introdução da Investidura

No post anterior, vimos que na década de 1830 houve alguns precedentes para o desenvolvimento dos chamados círculos de oração, como praticados no templo. A elaborada “verdadeira ordem de oração”, porém, não seria elaborada antes de 1842.

Em 04 de maio de 1842, 49 dias após seu ingresso na maçonaria, Joseph Smith introduziu uma nova ordenança em Nauvoo, que posteriormente passaria a ser chamada de investidura. Como já havia acontecido em Kirtland, o profeta mórmon não aguardou que o templo estivesse pronto. Juntamente com seu irmão Hyrum, Joseph Smith administrou a investidura a um grupo de oito homens. Na casa de tijolos vermelhos em Nauvoo, Joseph e Hyrum Smith administraram a um grupo de oito homens a “ordem sagrada”. No dia seguinte os dois irmãos receberam as mesmas cerimônias.

red-brick-storeQuarta-feira, 4 – Passei o dia na parte superior da loja, onde fica meu escritório particular, em conselho com o General James Adams de Springfield, o Patriarca Hyrum Smith, os bispos Newel K. Whitney e George Miller, o Presidente Brigham Young e os élderes Heber C. Kimball e Willard Richards. Dei-lhes instruções sobre os princípios e ordem do sacerdócio, cuidando dos lavamentos, unções, investiduras e da comunicação das chaves pertencentes ao Sacerdócio de Aarão, e assim sucessivamente até a ordem mais alta do Sacerdócio de Melquisedeque, explicando a ordem concernente ao Ancião de Dias e todos aqueles planos e princípios, por meio dos quais qualquer um pode alcançar a plenitude das bênçãos preparadas para a Igreja do Primogênito, e ascender e habitar nas presença de Elohim nos mundos eternos. Nesse conselho, instituiu-se a ordem antiga das coisas, pela primeira vez nestes últimos dias. E as comunicações que fiz a esse grupo foram de coisas espirituais, e só aqueles que têm mentes espirituais as poderiam receber; e nada se revelou a esses homens que não se fará saber a todos os santos dos últimos dias, tão logo estejam preparados para recebê-las, e se prepare um lugar próprio para comunicá-las, sim, mesmo ao mais fraco dos santos. [4]

 

Emma Smith, na década de 1870.

Emma Smith, na década de 1870.

Selamentos

O grupo inicial voltou a se reunir para orar e administrar as ordenanças da investidura a novos candidatos. À época, Joseph Smith já havia iniciado algumas pessoas na “doutrina do sacerdócio” ou “ordem do sacerdócio”(D&C 131), como era geralmente chamada a doutrina do casamento plural. O primeiro selamento ocorreu em abril de 1841, entre Louisa Beaman e Joseph Smith. Sua esposa legal, Emma Smith, seria a ele selada em 28 de maio de 1843. [5]

 

O Quórum dos Ungidos

A primeira ministração da investidura a mulheres ocorreu em 28 de setembro de 1843. Foi só com o ingresso de mulheres que o grupo secreto passou a ser formalmente um quórum do sacerdócio – o Quórum Ungido ou Quórum dos Ungidos. Como sua existência deveria permanecer desconhecida da Igreja, os registros oficias falam de um “conselho especial”. [6] Na mesma reunião, Joseph Smith foi então escolhido como presidente daquele quórum. Realizando pela primeira vez a maior de todas as cerimônias do mormonismo, Joseph e Emma Smith receberam na mesma reunião as suas segundas unções. Nos registros do Quórum dos Ungidos, lê-se:

Baurak Ale [Joseph Smith] foi por comum acordo e voz unânime escolhido presidente do Quórum e ungido e ordenado à maior e mais alta ordem do sacerdócio (& Companheira) [Emma Smith]

De acordo com o diário de Wilford Woodruff, “Então por comum acordo Joseph Smith o Profeta recebeu sua segunda Unção da mais Alta e Sagrada ordem”. [7]

Adão e Eva, de Maarten van Heemskerck

Adão e Eva, de Maarten van Heemskerck

Segundas unções

A segunda unção, recebida preferencialmente pelo casal, tinha como objetivo ratificar o “chamado e eleição” dos iniciados, confirmando as promessas feitas nas primeiras unções e abluções da investidura. Tal ordenança gradualmente passou a ser desconhecida na cultura mórmon, e sendo transformada em algo quase inatingível e, de acordo com o folclore sud contemporâneo, dado diretamente por Cristo. Um estudo da segunda unção, no entanto, aponta para um papel de maior destaque das mulheres no quebra-cabeças do sacerdócio e Nauvoo.

No prefácio a uma compilação de registros sobre o Quórum dos Ungidos, o historiador Todd Compton observou que

Talvez o aspecto mais importante desta história para leitores contemporâneos será sua relação com o desenvolvimento do feminismo mórmon. No mormonismo mainstream contemporâneo, mulheres são geralmente vistas como separadas do sacerdócio. Porém, nas reuniões do Quórum Ungido, encontramos, sob a jurisdição do profeta, mulheres admitidas em um importante quórum do sacerdócio, cujo um dos nomes era exatamente “sacerdócio”. [8]

 

Uma incógnita

Planta do Templo de Nauvoo

Planta do Templo de Nauvoo

Registros pessoais em diários e cartas, assim como denúncias dos rituais mórmons, publicados em jornais e livros “gentios”, fornecem-nos vários elementos para um panorama histórico das ordenanças do templo. Entretanto, os rituais fundadores na casa de tijolos vermelhos, em 1842, permanecem sujeitos à especulação. Joseph Smith não deixou uma cópia escrita dos rituais e os mórmons que seguiram Brigham Young após o martírio viram alguns elementos que não estavam na investidura administrada por Joseph Smith.

 

NOTAS

1. My Life’s Review, p. 96.

2. Joseph Smith: rough stone rolling. A cultural biography of Mormonism’s founder. Alfred A. Knopf. New Yorl, 2005. p. 451

3. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 153, 165.

4. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 231. William Law e William Marks estavam no grupo, mas seus nomes foram retirados posteriormente do texto, após o assassinato de Joseph Smith.

5. Na mesma data, James e Harriet Adams foram também selados. Os dois casais foram os primeiros legalmente casados a receberem o selamento.

6. “(…) fui escolhido presidente do conselho especial”. History of the Church 6:39.

7. Entradas dos diários de Joseph Smith e Wilford Woodruff. Citados em Joseph Smith’s Quorum of the Anointed, 1842-1845. A documentary history. Signature. Salt Lake: 2005. p. 25, 27.

8. Joseph Smith’s Quorum of the Anointed, 1842-1845. A documentary history. Signature. Salt Lake: 2005. p. xi.

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5 comentários sobre “Ordenanças do templo – parte 3

  1. Antonio
    Para um profeta que recebeu uma nova escritura pelo poder de Deus, restaurou dois Sacerdócios por visita de seres angelicais, sem precisar de modelos apóstatas, é estranho Joseph ter que se unir a uma organização secreta para de lá buscar um modelo apóstata para restaurar um modelo puro saindo do processo normal que citei antes. A própria estória de Adão e Eva na cerimônia do templo relata a visita de mensageiros celestiais ao casal para ensinar sobre as ordenanças.

  2. Muito boa essa série, temos tão poucas informações disponíveis em lingua portuguesa sobre este assunto. Particularmente acho lindos os rituais do templo e saber suas origens, tornam o negócio mais interessante e inspirador.

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