O Estereótipo Mórmon – Como Parece No Brasil?

Nos blogs do autodescrito “bloggernacle,” na maioria escritos em inglês, o “momento mórmon” não é nada novo. A mídia norte-americana também já vem explorando esse tema faz anos.

Então, por que falar mais disso nos Vozes Mórmons?

Bem, pelo menos da minha parte, o motivo é que estou bem insatisfeito com um lado dessa conversa pública sobre o mundo mórmon: estão esquecendo (na maior parte) o melhor aspecto dele, a cultura e vida dos mórmons fora dos EUA.

O Estereótipo Mórmon

A maioria aqui já sabe daquilo que vou descrever agora — há um estereótipo dos mórmons prevalece muito nos EUA, e aqui não estou falando das percepções erradas que as pessoas têm sobre a gente (especialmente sobre a prática continuada de poligamia) ou dos padrões e normas de vida que são identificados com membros da Igreja (como a Palavra de Sabedoria, o uso de garments, e outros mais) — estou falando das características estereotipadas que vão além de tudo isso, e que enchem o saco ainda mais porque têm alguma base na realidade. Aqui nos EUA, este estereótipo é mais forte com respeito aos homens (em parte, eu acho, por causa da ênfase da Igreja desde os anos 50 no princípio que diz que a mulher deve se manter em casa, e por isso fica fora do olhar público). Então, como parece este estereótipo do homem mórmon?

Branco. Pelo menos classe média, senão rico. Casado cedo com um monte de filhos (ou pelo menos com a expectativa de tal). Homem de negócios, muitas vezes com MBA na mão. De política conservadora, normalmente registrado nos EUA como Republicano ou Libertário.

Esse estereótipo é forte não só porque é refletido no mórmon atualmente mais famoso do mundo, Mitt Romney, mas porque é também refletido em muitos outros (A familia Huntsman, com o ex-governador de Utah Jon, Jr. e seu pai, Jon, Sr., fundador de uma empresa bem sucedida de química; a família Marriott, com a sua rede enorme de hotéis de luxo; Nolan Archibald, CEO de Black & Decker; David Neeleman, fundador das linhas aéreas JetBlue e Azul; e tantos outros).

Pessoalmente, sou muitas destas coisas–sou branco, criado numa família de classe média alta com pais que são professores universitários, casei mais ou menos cedo (aos 25 anos) e eu e minha esposa queremos três filhos, senão mais.

Ao mesmo tempo, não sou muito a fim de uma carreira de negócios (para mim, parece igualzinho ao sétimo grau do inferno descrito por Dante). Minha política vai mais ao lado dos socialistas e hippies (posso indicar meus pais como os responsáveis disso, que se descrevem como “hippies mórmons” e se encontraram em São Fransisco no início dos anos 70 — cresci ouvindo Bob Marley desde o ventre).

Mas estou começando a fugir do tema — se já eu fujo desse estereótipo como homem branco de classe média, quanto mais mórmons negros, mórmons pobres, mórmons asiáticos, latino-americanos, ou mais especificamente nesse caso, mórmons brasileiros, com toda a diversidade que esse grupo já tem em si? Sei pela minha experiência que há muitos mórmons brasileiros que se acercam desse estereótipo (entrando pelos negócios, torcendo politicamente pela centro-direita), muitas vezes em parte pelo incentivo de líderes da Igreja dos EUA, mas o que adorei sobre minhas experiências na Igreja durante os anos que já passei no norte e nordeste do Brasil (antes, durante e após a missão) é a diversidade de gente que entra pelos portões a cada domingo. Não é que esta diversidade não exista também em várias partes ou diversas alas nos EUA — adorei minha ala no Harlem quando fui professor da escola primária em Nova Iorque, onde tinha uma mistura gostosa de gente negra, latina e imigrante de toda parte (Haiti, Gana, Nigéria, República Dominicana, e toda parte da América Latina). Também adorei o ano em que minha esposa e eu passamos na Reserva Indígena da Tribo Navajo, onde também fui professor da escola primária. E ainda nem falei da diversidade de experiência e opinião que existe nos cantinhos de qualquer ala ou ramo nos EUA, mesmo que muitas vezes essas pessoas tenham receio de abrir a boca durante a Escola Dominical. O problema é que nos EUA, mesmo que você saia do estereótipo, ele ainda existe no pensamento da sociedade como todo.

Pelo menos ao meu ver (e estou ansioso para ser corrigido) parece que o maior estereótipo mórmon que existe no Brasil é dos missionários, não dos membros, e por falta de expectativa cultural do que seja “normal” entre os mórmons, há mais espaço para todo tipo de gente.

O que vocês acham? Sei que isso pode variar em várias partes do Brasil, como meus amigos Marcello e Antônio me mostraram quando conversamos no podcast da Mormon Matters na semana passada. Eles me disseram que na experiência deles em São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul, onde a Igreja é melhor estabelecida, não há muita tolerância para diversidade de opinião que saia da ortodoxia.

Quero chutar esta pergunta para todos vocês: além de viver os padrões da Igreja, há um estereótipo de um “estilo de vida mórmon” no Brasil aos quais os membros são comparados?

24 comentários sobre “O Estereótipo Mórmon – Como Parece No Brasil?

  1. Rolf, a impressão que eu tenho é que apesar de haver uma diversidade enorme entre SUD no Brasil, há um pressão cultural enorme para “conformação” aos modelos estereotipados, com ênfase em valores burgueses (i.e., classe média) Americanos.

    Para os membros que não se encaixam nesse perfil, e especialmente entre os conversos e/ou membros sem famílias (dentro da Igreja), a pressão tende a ser maior que o incentivo para permanência, e o que resulta é uma tendência para uma diversidade menor dentro da Igreja no Brasil que nos EUA.

    Tendo em vista que o “turn over” de membros é alto, eu creio que o enraizamento de correntes minoritários ou diversificados dentro da cultura Mórmon brasileira seja muito mais difícil.

  2. Rolf, é estranho ler isso de um estadunidense….
    Se me permite, quero lhe dizer que desde que conheço os mórmons e o mormonismo, o que me chamava à atenção no Brasil, era realmente o estereótipo do mórmon como sendo branco, loiro, vestindo sempre camisa branca de manga curta, e com sotaque carregado típico.
    Era estranho ver um “tupiniquim” mórmon… Principalmente se era mulato, caboclo, ou afro-descendente… Eles depois de convertidos à religião procuravam sempre imitar o estilo mórmon de ser.
    O estilo de que você fala, é um estilo que vigora até hoje na sociedade mórmon brasileira, como sendo o da prática religiosa ortodoxa, dominical, e com certa influência dos Estados Unidos.
    A impressão que tive ao visitar uma capela mórmon e mesmo o templo, era a de que estava pisando num pedaço dos EUA…
    Por isso digo que é estranho… Primeiro por causa da organização, o que não combina muito com a cultura brasileira e seu “jeitinho”…
    Algumas cenas que para mim foi inusitada e curiosa, foi quando ao ser abordado por dois élderes brasileiros, um deles nascido no nordeste do Brasil quase me “convencer” de que era estadunidense. Desconfiado de seu biótipo, perguntei se era de lá.. O mesmo respondeu-me que não. Disse ser na verdade, do estado de Sergipe. Só falava com sotaque porque havia convivido com missionários…
    Outra vez, fui abordado por missionárias, assim denominadas de sisters. Não falavam quase nada do idioma português, mas mesmo assim estavam no meio do povo em plena Rua Quinze de Novembro, no centro de São Paulo, tentando converter os transeuntes… Atraiam sim, curiosos e desocupados…
    Outro estereótipo é a solicitude dos membros. Querem primar em excelência por tudo.
    Por essas e mais outras, é que fico um tanto deslumbrado com esse… EXOTISMO mórmon no Brasil…
    Não é ruim… Mas já vi cenas constrangedoras de mórmon estadunidense para com brasileiros…
    Um abraço.

    • Leon, parece que de acordo com o estereótipo que você descreve, sou ainda mais o estereótipo mórmon no Brasil do que aqui—só que desde a missão não sou muito fã de camisa branca de manga curta. 🙂

      Mas gostei muito do seu comentário, é exatamente este tipo de influência cultural que acho interessante, e queria ouvir mais do ponto de vista de gente como você.

      Eu gostaria de ouvir mais sobre o que você quer dizer quando você escreve que pisando numa capela ou templo parece que está pisando num pedaço dos EUA—por causa da arquitetura, da roupa das pessoas, da maneira de agir e falar das pessoas (além das pessoas ocasionais com sotaque americano adotado, uma outra coisa achei bem interessante nos seus comentários)? Estou bem curioso pra ouvir mais da sua opinião nesta área.

    • Caros senhores os esteriotipos sao criados por pessoas que passaram pelos mormons e pensavam que era um clube de esporte ou algo que se frecuenta e sai criticando logo que nao gostam de uma chamada de atencao o dizer sao louros branquelas e desculpa eu sou indiano nascido em angola onde existem muitos negros e nao vejo essas coisas e quando vcs vau para fora do brazil falam mal qualquer lingua porque ctriticar quem teve aulas de portugues por tres semanas a demais vcs nao falam portugues mas brasileires metade indio metade portugues vc sabe o que e um atacador nao vcs dizem cadascho
      que era couro das caravelas do seculo XV

      • Israel, com certeza há idéias erradas sobre os mórmons criados na base do que chama atenção sobre os missionários–já ouvi a idéia que os missionários um clube de esporte também, e como missionário fui perguntado se eu fosse um espião norte-americano. Mas mesmo que já ouvi estas idéias de várias pessoas diferentes, ao meu ver não chegam à altura de ser estereótipos gerais. Aqui estou tentando indagar mais sobre os estereótipos sobre os membros da igreja no Brasil, isto é, o que a maioria de brasileiros que não são mórmons pensam sobre os que são.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.