De Toda Nação, Raça, ou Cor

A liderança máxima da Igreja SUD consiste de 3 Presidentes, 12 Apóstolos, 86 Setentas, 3 Bispos-Presidentes, 15 Presidentes de Auxiliares, para um total de 119 Autoridades Gerais.

Destes, quantos são Negros?

Dois.

Apenas 2 Autoridades Gerais são Negros. 1,7% de todas autoridades SUD são Negros.

No meio de todas essas Autoridades Gerais, 5 são brasileiros.  Do país onde 53% da população é negra ou parcialmente negra, quantas dessas Autoridades Gerais representam, total ou parcialmente, a raça negra?

Nenhum.

Os dois Setentas Negros são africanos, um do Quênia e outro do Zimbabue. Nenhum líder, das dúzias de norte-americanos, é afro-descendente (ou, como eles chamam por lá, africano-americano).

Nenhum.

No topo absoluto da hierarquia eclesiástica SUD há 22 homens. 3 Presidentes na Primeira Presidência, 12 Apóstolos no Quórum dos Doze, e 7 Presidentes dos Setenta. Quantos desses são Negros?

Nenhum.

Aliás, em termos de diversidade racial, além dos 2 Negros (vindo da África) já citados, há 3 Asiáticos (1 japonês, 1 coreano, e 1 chinês) perdidos no oceano de Caucasianos (i.e., brancos).

Levemos em consideração o que pregou o Apóstolo Boyd K. Packer em 2004:

“Todos os homens, mulheres e crianças de toda nação, religião ou etnia — todos, a despeito de onde vivam, de suas crenças ou de suas atividades — têm dentro de si a inextinguível Luz de Cristo. Nesse aspecto, todos os homens são criados iguais. A Luz de Cristo em todos é um testemunho de que Deus não faz acepção de pessoas. (Ver D&C 1:35.) Ele trata a todos igualmente ao conferir-lhes a Luz de Cristo.”

Ou o que pregou o Apóstolo Russell M. Nelson em 1994:

“Os santos dos últimos dias em todo o mundo trabalham lado a lado com outros—a despeito de raça, cor ou credo—na esperança de serem bons exemplos, dignos de ser imitados.”

Estatisticamente falando, não seria mais adequado dizer que a “Luz de Cristo” repousa proporcionalmente mais sobre Brancos do que sobre Negros, e que todos os homens “não são criados iguais”, como já havia pregado o Presidente Joseph Fielding Smith? Ou dizer que os “Santos dos Últimos Dias trabalham lado a lado… a despeito de raça, cor” exceto nos mais altos escalões da hierarquia eclesiástica?


A título de curiosidade e comparações, seguem os países com o maior número de membros em registro na Igreja SUD, em ordem crescente:

11. Canadá

192 299 membros em registro

10. Bolívia

192 339 membros em registro

9. Equador

229 294 membros em registro

8. Guatemala

255 505 membros em registro

7. Argentina

432 007 membros em registro

6. Peru

557 328 membros em registro

5. Chile

579 235 membros em registro

4. Filipinas

710 764 membros em registro

3. Brasil

1 289 376 membros em registro

(Quantos Mórmons realmente há no Brasil?)

2. México

1 368 475 membros em registro

1. Estados Unidos da América

6 446 267 membros em registro

Considerando estas proporções demográficas, como são representados esses países nos róls de líderes máximos da Igreja?

10 comentários sobre “De Toda Nação, Raça, ou Cor

  1. Há algum tempo deparei-me na Liahona, com as novas presidências de área na África. Todos brancos! Enviei um email para igreja perguntando se lá na África não tinha nenhum irmão negro que fosse digno de ser chamado para o cargo? Até hoje, a resposta não chegou.

  2. Talvez, para entender estes chamados possamos viajar nossas mentes para o tempo de Néfi:

    “…E vi que o Espírito do Senhor estava sobre os GENTIOS e eles prosperaram e receberam a terra por herança; e vi que eram BRANCOS, muito BELOS E FORMOSOS, como era meu povo antes de ser exterminado. 1 Néfi 13:15

    Uma boa escritura para escandalizar qualquer pessoa de pela mais morena ou não branca. (até eu mesmo não escapei disso, meus bisavós eram negros, diga-se de passagem, tenho o sangue da raça)

    Na época em que Nefi escreveu esta passagem o antagonismo ressaltado por ele era a “PELE VERMELHA” e não “NEGRA”. Mas, no contexto atual não se dá para julgar as razões da liderança da igreja para tais chamados, seria como esperar um adendo de Néfi explicando que os gentios brancos e belos incluem também outras cores, numa aquarela de raças, com o intento e temor de incorrer em preconceito. Gente, é tentador buscar sondar a mente de Deus para que ele nos explique a sua vontade de não atender o anseio (ou desejo) da maioria ou minoria;

    A única cor que o Senhor atenta para tais chamados é a cor do coração.

    No novo testamento o apóstolo Paulo explica melhor,

    “Para os puros, todas as coisas são puras, mas NADA é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados.” Sem querer contaminar ninguém, mas o melhor entendimento para esta escritura é: Quando sentimos contrariados, usamos uma ótica binária…preto e branco.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.